ZF |
Karts fabricados a partir de 1990, em Cotia (SP), pela JL Racing, do piloto José Próspero (Zeca) Giaffone, campeão paulista e brasileiro de kart, vencedor do Campeonato Brasileiro de Stock Car de 1986 e, por cinco vezes, das Mil Milhas de Interlagos. Seu primeiro modelo acompanhava o desenho do italiano Birel, duas vezes campeão mundial; também seus motores eram de origem italiana, fabricados sob licença da Parilla.
Em 1996 Giaffone introduziu no país a modalidade indoor; ao mesmo tempo, associou-se à Birel, fortalecendo sua posição no kartismo de competição. A partir de então os modelos indoor (pintados na cor azul) passaram a sair com a marca ZF e os de competição (vermelhos) com a marca Birel. Eram quatro os modelos homologados.
Dois lançamentos de 1997 podem mostrar a concepção de seus carros: o ZF Junior S, para crianças de seis a dez anos, tinha pedaleira ajustável e freios a disco na traseira, podendo atingir 35 km/h com seu motor Honda de quatro tempos e 2,5 cv; e o Birel Sport (também preparado para receber motores de dois tempos menos caros), chegava a 90 km/h com um Honda 4T de 7,8 cv.
No final de 2001 Zeca Giaffone vendeu o negócio de karts, passando a se dedicar exclusivamente à construção de stock-cars e à fabricação de peças para Fórmulas. A produção dos karts continuou, porém em outras instalações, agora sob a marca Birel.