YUNLIHONG |
Firma chinesa fabricante de caminhões e ônibus de razão social Shiyan Yun Lihong Industry & Trade Co, Ltd. Sem qualquer presença no mercado brasileiro, em 2011 a empresa anunciou a instalação de fábrica própria em Camaquã (RS), sem precisar produtos e quantidades. Somente dois anos depois foram fornecidas informações mais concretas: seriam fabricados caminhões leves e médios com PBT de até 8 t, equipados com motores Cummins e, a médio prazo, também implementos rodoviários. A produção seria iniciada no final de 2014, alcançando 1.500 unidades/mês dois anos depois. O conteúdo local seria reduzido; segundo um executivo da filial brasileira (Yunlihong Motors do Brasil) “dentro de 18 meses de operações trabalharemos para atingir gradativa nacionalização“.
Em 2014, já dispondo de dois terrenos em Camaquã, oferecidos pela Prefeitura, a empresa mudou de planos. Percebendo a óbvia dificuldade em comercializar no país veículos com reduzido índice de conteúdo nacional – e não demonstrando interesse em investir na solução do problema -, a Yunlihong decidiu substituir os caminhões por dois chassis leves de ônibus, com comprimento de 7,0 m e tração em duas ou quatro rodas (“Nacionalizar um chassi é muito mais fácil“, declarou a empresa). Com isto, o início de produção foi postergado para “depois de 2015“.
O acordo de cessão dos terrenos aos chineses previa o início das obras da fábrica em fevereiro de 2014. Como nada acontecesse, em junho a Administração Municipal concedeu prazo de um mês para a decisão definitiva quanto ao empreendimento – retomada ou abandono. Pressionada, alegando “a retração da economia brasileira e a falta de investidores interessados“, em junho do ano seguinte a empresa acabou por desistir do projeto (justificativas oportunistas, a propósito, já que em nenhum momento os chineses indicaram a necessidade de um sócio local para avançar com o investimento). Em julho de 2015, por fim, a prefeitura de Camaquã retomou os terrenos cedidos para instalação da fábrica.