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Start-up fundada em Joinville (SC), em 2016, por João André Ozório, como “fabricante de soluções para tração elétrica agrícola“. Seu primeiro equipamento, comercializado a partir do início de 2018, foi o pequeno trator 348, preparado para receber implementos e exclusivamente focado na lida agropecuária. Em conjunto com o trator foi projetada uma “garagem solar“, estrutura de proteção do veículo coberta com placas fotovoltaicas, atuando como posto de recarga das baterias.

Em novembro do mesmo ano foi lançada nova versão do veículo, com o mesmo conteúdo técnico, porém totalmente redesenhado, tornando-o apto a ser utilizado como rebocador para transporte industrial.

Ao longo do tempo as aplicações industriais se impuseram e novas versões com maior capacidade foram sendo apresentadas: complementado o modelo 348, com capacidade de tração de 2 t, no ano seguinte foi lançada a versão 648 (para 5 t), em 2020 a 848 (12 t) e em 2021 as versões 872 e 1272 (para 12 e 18 t), substituindo as demais.

Apresentadas nas variantes Industrial e Aeroportuário, 872 e 1272 são equipadas com baterias de Lítio Fosfato de Ferro (potência máxima de 12,5 e 25 kWh), motores elétricos WEG de 8 e 12 kW (10 e 16 cv), tração 4×2, direção elétrica e freios hidráulicos com regeneração eletrônica. Com 2,3 m de comprimento e 2,4 m de raio de giro, são fornecidos plataformados. Ambos têm autonomia máxima de 10 horas e 2h30 de tempo de recarga. Dentre os opcionais, a empresa oferece cabines semiabertas ou fechadas, rodado duplo, contrapeso dianteiro, ar-condicionado, kit hidráulico e engate rápido.

Além de carretas e reboques, a Yak também fabrica pontos de recarga de baterias. Para curto prazo a empresa planeja o lançamento da plataforma digital Yak Cloud, que permitirá que os usuários tenham acesso em tempo real a dados operacionais, de custos e emissões.

Com a multinacional Dow Química, a Yak concorreu e foi finalista do Prêmio AutoData 2023 – Melhores do Setor Automotivo pelo trabalho conjunto no desenvolvimento de módulos de bateria para veículos pesados em substituição aos importados, entre 10 e 15% maia caros.

<yaktratores.com>





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