XCMG |
Marca da Xuxhou Construction Machinery Group, empresa estatal fundada em 1989, maior fabricante de máquinas de construção da China e um dos maiores em caminhões-guindastes do mundo. Desde 2004 a empresa exporta equipamentos para o Brasil, onde, beneficiando-se da valorização do real e dos preços absurdamente baixos do produtos chineses, conquistou importante parcela do setor.
Em 2010 a pernambucana Êxito, um dos seus importadores nacionais, anunciou a implantação de uma linha de montagem de equipamentos XCMG no porto de Suape (PE), com inauguração prevista par o ano seguinte e capacidade de fabricação de até 120 unidades/mês; a produção seria destinada aos mercados brasileiro, latino-americano e africano. As máquinas seriam montadas com componentes totalmente importados, prevendo-se iniciar a nacionalização a partir do terceiro ano. Antes do final do ano dirigentes chineses da empresa ampliaram a proposta, informando que em lugar de uma, seriam três plantas de montagem, construídas em joint venture com seus distribuidores nacionais, e onde seriam produzidos rolos compactadores, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, motoniveladoras e guindastes móveis para até 90 t.
Sem ainda ter dado andamento à fábrica nordestina, em maio de 2011 os chineses assinaram protocolo de intenções com o governo mineiro para a construção de uma planta em Pouso Alegre, onde seria concentrada a produção de seus equipamentos. A empresa prometia que, após novo ciclo de investimentos, em quatro anos a unidade atingiria capacidade de 10 mil unidades/ano. As obras tiveram início de 2012, dois anos depois sendo inaugurada a nova fábrica, com capacidade bastante inferior, contudo: 7.000 unidades/ano, com expectativa de produzir em torno de 1.500 máquinas “nos primeiros anos de operação“.
A empresa deu partida à planta apenas montando equipamentos importados, porém logo iniciou o processo de nacionalização, rapidamente elevando a 60% o conteúdo local de sete máquinas, dando-lhes o direito de serem financiadas pela Finame. A gama nacional consistia, em 2015, dos seguintes equipamentos: pás carregadeiras ZL30BR e 50BR (10,8 e 17,5 t, caçambas com 1,8 e 3,0 m3, motores Cummins 5.9 de 128 cv e 8.3 de 208 cv); escavadeira hidráulica XE215BR (21,5 t, caçamba de 1,2 m3, Cummins de 116 cv); rolo compactador vibratório XS122 (Cummins de 93 cv) nas versões liso e pé-de-carneiro PD, motoniveladora GR180BR (15,4 t, Cummins de 138 cv) e caminhões-guindaste QY25BR e75BR (capacidade de 25 e 75 t, lança de 40+8,3 e 45+16 m, tração 6×4 e 8×4, Cummins de 209 e 242 cv).
Em abril do ano seguinte a linha foi enriquecida com a primeira retroescavadeira nacional da marca – o modelo XT870BR, de 7,8 t. Equipada com tração 4×4 acoplável por controle no painel, motor MWM de 98 cv e capacidades de 1 a 1,2 m3 (pá) e 0,1 a 0,3 m3 (escavadeira), a máquina dispunha de cabine com ar condicionado e várias opções de caçambas e implementos especializados, tais como garfos para elevação, vassoura mecânica, perfuratriz e martelete hidráulico.
Ao mesmo tempo, a XCMG atualizou e ampliou sua gama de produtos, substituindo alguns por modelos maiores e mais potentes. Assim, as pás LW300BR (11,7 t) e LW500BR (18,2 t), agora com motor Cummins de 6,7 l, 133 e 220 cv, respectivamente, tomaram o lugar das antigas ZL30 e 50BR; os rolos foram substituídos pelos modelos XS123BR (liso, 12,0 t) e XS123PDBR (pé-de-carneiro, 13 t), ambos com 130 cv); a motoniveladora GR1803BR (17,1 t, 193 cv) ocupou o lugar da GR180BR; a escavadeira hidráulica XE215BR ganhou a companhia de dois novos modelos, um maior e um menor: XE370BR (37 t, 2,4 m3, 260 cv) e XE150BR (15 t, 0,75 m3, 120 cv); por fim, na família de caminhões, o modelo QY25BR foi acompanhado do QY30BR (30 t, lança de 41+8,3 m) e da versão de maior capacidade QY90BR (90 t, lança de 47+17,5 m), permanecendo o anterior QY75BR entre os dois, com porte intermediário.
Buscando ampliar a área de atuação de suas máquinas, a partir de 2016 a empresa passou a se apresentar em feiras especializadas, pela primeira vez montando stand na mostra agropecuária Agrishow (onde lançou as linhas Agrícola e Floresta, adaptação de suas máquinas de construção para atividades no campo) e, no ano seguinte, na feira militar LAAD.
A XCMG complementa a gama nacional com diversos outros produtos importados da China.
<xcmgbrasil.com.br>
O que houve de novo a partir de 2019:
- na LAAD, apresentação de “máquina de desobstrução” para órgãos policiais – sua pá carregadeira LW500BR (18,2 t, 220 cv) equipada com cabine blindada, garras tipo empilhadeira na caçamba, canhão d’água, reservatório para 1.500 l, sinalização luminosa e sonora, rádio comunicador e câmara de monitoração e gravação (04/19)
- no Agrishow, exposição de sua primeira carroceria compactadora de lixo para caminhões (04/19)
- XCMG cria banco próprio no Brasil para financiar suas máquinas no país e na América Latina (01/20)
- nacionalização da escavadeira hidráulica XE180BR, com peso operacional de 18,1 t, equipada com motor Cummins turbo de 3,8 l e 93 cv e caçamba de 0,91 m3 (05/22)
- na feira agrícola Agrishow, XCMG expõe o cavalo-mecânico 100% elétrico E7-49T, 6×4 com motor de 249 kW (322 cv equivalentes), PBTC de 49 t e autonomia de 150 km (05/23)
- executivo chinês anuncia a intenção da empresa fabricar a caminhões elétricos em Montes Claros, “num primeiro momento” montando chassis e cabines a partir componentes importados; enquanto não produz, colocará à venda 200 unidades importadas dos modelos E7-49T e do rígido E7-29R, 8×4 com PBT de 29 t (06/23)
- novas informações da XCMG dão conta da decisão de investir R$ 270 milhões na fábrica de Pouso Alegre para aumentar em 30% a capacidade de produção e (sem precisar quando) iniciar a montagem de caminhões e máquinas 100% elétricas; será construído novo galpão, instalado um eletroposto, ampliados os escritórios e criados 150 novos postos de trabalho diretos e 315 temporários; as obras teriam início no segundo semestre de 2024 e, em até três anos, todos os recursos seriam consumidos; para o período está também prevista a instalação de centro de pesquisa e desenvolvimento para dar suporte a novas tecnologias e, gradativamente, aumentar a nacionalização dos produtos (11/23)
- colocação no mercado brasileiro de três novos equipamentos pesados para mineração, importados da China: os caminhões basculantes XDR100 e XDE130, para 91 e 120 toneladas, e a escavadeira hidráulica XE1350 (02/24)
- tendo comercializado 120 caminhões elétricos na América Latina desde 2022, metade deles no país, XCMG planeja elevar para 400 as vendas na região em 2024, 70% para o mercado brasileiro (02/24)
- atualização da motoniveladora GR1905BR, de 16,2 t, em três versões (com 170, 180 e 190cv) e opção de GPS via satélite com telemetria e controle remoto de localização e manutenção (04/24)
- na feira M&T Expo, apresentação de três máquinas pesadas importadas para mineração: os caminhões basculantes XDE100 e XDE130, respectivamente com 91 e 120 t de capacidade, e a escavadeira hidráulica XE1350, da classe de 121 t (04/24)
- fábrica de Pouso Alegre chega aos dez anos com exatos 24.456 equipamentos montados no País: um tipo de rolo compressor, um de retroescavadeira, duas pás-carregadeiras, duas motoniveladoras e quatro modelos de escavadeiras hidráulicas (06/24)