WINNER
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Fabricante de carros motorizados infantis de São José dos Pinhais (PR). A empresa já produzia minikarts quando lançou no I Salão do Veículo Fora-de-Série, em março de 1986, uma réplica de monoposto de Fórmula 1, único na época, que encontrou bastante sucesso. Possuía chassi tubular, carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro com spoiler, aerofólio e santantônio, motor Branco de um cilindro, refrigerado a ar, de 106 cm3, dois tempos e 3,5 cv, embreagem automática, uma marcha à frente e ré e transmissão por corrente; também era dada a opção de motor a quatro tempos de 136 cm3 da Yanmar.
A velocidade máxima, que atingia 35 km//h, era regulável em função da idade da criança. Podia ser fornecido com as cores de diversas escuderias: Lotus (em preto e dourado, do patrocinador John Players Special), Ferrari, McLaren, Williams e Brabham.
A Winner também produziu mini-gaiolas (modelo Spyder), mini-buggies e um carrinho de dois lugares, com linhas aerodinâmicas, vendido como um mini-Porsche. Todos traziam a mesma mecânica e tinham a mesma arquitetura construtiva do mini-F1.
A empresa operou por mais de uma década.
- Mini-fórmula da paranaense Winner.
- Um mini-fórmula Ferrari no pátio da fábrica Winner (fonte: Paulo Roberto Steindoff / clubeminicarros).
- Em 1986 os fabricantes do chiclete de bola Ping-Pong sortearam 30 mini-fórmulas Winner entre seus fregueses (fonte: Paulo Roberto Steindoff / propagandasdegibi).
- Três outros modelos infantis da Winner: "Porsche" de dois lugares, kart e gaiola.
- Mini-gaiola Spyder (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Capa de folder com dados técnicos do Winner Spyder (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Winner Spyder; à esquerda, uma gaiola Magicar (foto: Hamilton Penna Filho / Oficina Mecânica).
- O Porsche da Winner para meninas.
- Winner Porsche, em 2016, na fase final de cuidadosa restauração realizada por seu jovem proprietário, Gabriel Souza (foto: Gabriel Souza).
- Modelo igual, à venda no Rio Grande do Sul em outubro de 2020 (fonte: portal ateledocarro).