WARSZAWA |
Marca polonesa de automóveis que teve planos de fabricação nacional aprovados pelo Geia, em 1958. O projeto, apresentado pela empresa brasileira Central Motor S.A., previa a produção de 200 unidades mensais do modelo M-20, com 25% de nacionalização, índice mínimo inicial previsto pelo governo federal, a ser iniciada no prazo de um ano. O carro vinha sendo importado desde 1956 e algumas centenas já circulavam pelo país. O Warszawa já na sua época era, contudo, um veículo técnica e estilisticamente ultrapassado: tratava-se simplesmente da versão polonesa do GAZ M-20 Pobieda, automóvel projetado em 1947, na União Soviética, com base em modelos norte-americanos anteriores à II Guerra. Dois volumes de quatro portas, tinha motor dianteiro de quatro cilindros em linha com válvulas laterais (2.120 cm3 e 75 cv), tração traseira, câmbio de três marchas (1ª não sincronizada) e suspensão por molas helicoidais com bandejas superpostas na dianteira e feixe de molas na traseira. O projeto não foi implantado.