WACKER NEUSON |
A alemã Wacker Neuson (lê-se Vá-quer Nói-son) é um dos maiores produtores mundiais de equipamentos compactos de construção. Embora sua constituição como grupo industrial seja recente, sua origem remonta a 1848, ano de criação da fundição e forjaria Wacker. Somente em 2005 absorveu a primeira subsidiária – a alemã Wedemann, dois anos depois seguida da austríaca Neuson Kramer, dando origem assim à atual Wacker Neuson. (A Neuson Kramer, por sua vez, resultara da fusão, em 2001, da austríaca Neuson – de 1981 – com a alemã Kramer – de 1925.)
Em 2016, por meio da Wacker Neuson Máquinas Ltda., inaugurou sua primeira unidade industrial na América Latina, em Itatiba (SP). Apesar de ter em catálogo grande variedade de equipamentos leves (escavadeiras e manipuladores hidráulicos, rolos compressores, pás carregadeiras, alisadores de asfalto e dumpers), muitos deles importados pelo Brasil, a matriz decidiu aqui produzir somente grupos geradores – quatro tipos, com capacidade de até 100 kVA.
Em abril de 2017, em decisão inesperada, a empresa firmou convênio com a Randon, com esta contratando a produção de dois modelos de retroescavadeiras – equipamentos de porte médio, indisponíveis em seu catálogo – para serem vendidos no restante da América Latina com a sua marca e distribuídos por sua rede de concessionárias.
Denominadas BL 742 e BL744, com peso operacional de 7 t, eram máquinas idênticas ao modelo Randon RD 406 Advanced (atualização do RD 406, de 2003), equipamentos convencionais com tração em duas ou quatro rodas, respectivamente, motor MWM turbo de 4,3 l e 110 cv e câmbio de quatro marchas com reversor.
A Wacker Neuson teve vida curta no Brasil: em 2109 fechou a fábrica de geradores e em setembro do ano seguinte comunicou o encerramento de sua filial brasileira.
<br.wackerneuson.com>