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VOLTZ | galeria

Startup criada em 2017, em Recife (PE), por Renato Villar, com objetivo de projetar e fabricar veículos elétricos de duas rodas.

Extremamente dinâmica em suas propostas e decisões, após investimento de R$ 8 milhões e três anos de desenvolvimento, em novembro de 2019 lançou seu primeiro produto – a scooter    EV-1. O plano de negócios previa a combinação de vendas online com pequenos showrooms instalados em containers, para os quais foi imediatamente aberta campanha de franquias, a primeira delas inaugurada no mesmo ano em sua cidade.

O interesse pela EV-1 foi imediato, e em menos de um ano mais de mil unidades haviam sido vendidas somente pela internet, 25 showrooms foram abertos em vários estados e uma “loja-conceito” inaugurada em São Paulo (SP).

 Em 2020, ao ser lançado o segundo produto (a moto elétrica EVS) e mais de 1.500 scooters já estarem nas ruas, a empresa decidiu aumentar a capacidade de produção de 8 para 22 mil unidades/ano e transferir as instalações industriais para a Zona Franca de Manaus (AM).

Aberta campanha de captação de recursos, rapidamente obteve aporte de R$ 100 milhões, em grande parte vinda do grupo controlador da rede de postos Ipiranga, recursos que seriam aplicados na nova fábrica e no plano de instalação de estações de recarga e troca de baterias na própria rede Ipiranga, eventualmente mediante assinatura dos serviços pelos usuários.

Em 2022 a linha compreendia três modelos (EV1 Sport, EVS e EVS Work). Em maio a Voltz apresentou seu primeiro triciclo. Batizado Miles e voltado para entregas urbanas, dispunha de baú com volume de 750 l e capacidade para 290 kg (capaz, por exemplo, de carregar cinco botijões de gás ou oito galões de água de 20 l). Mesmo antes de ter a produção iniciada, 500 foram negociados com a Ultragaz.

Com 2,41 m de comprimento, vinha com motor elétrico Bosch de 3,4 kW (equivalente a 4,6 cv), transmissão automática, freios a disco nas três rodas e painel digital. Podia ser equipado com até seis baterias, recarregáveis em até cinco horas através de qualquer tomada de três pinos e com autonomia de até 50 km por bateria instalada. A venda do triciclo (inicialmente a ser fabricado por encomenda) seria acompanha do aplicativo Hello Voltz, capaz de localizar, ligar e desligar o veículo à distância, controlar a carga e a autonomia das baterias, identificar eventuais falhas e registrar o histórico de seu uso.

No final de maio a nova fábrica de Manaus foi inaugurada. Com capacidade para 15.000 unidades mensais (ou 180.000/ano), em uma semana entrou em operação, tendo como meta entregar 2.000 motos no primeiro mês e 50.000 até dezembro de 2022.

Os veículos Voltz são majoritariamente produzidos com componentes importados da China.

<voltzmotors.com>

 

O que houve de novo a partir de julho de 2022:





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