VILLA |
Automóvel de estilo esportivo fabricado ao longo da década de 80 pela Indústria e Comércio de Carrocerias Villa Ltda., de São Paulo (SP). Lançado em dezembro de 1980 como Villa GT, tinha dois lugares e apenas 1,10 m de altura. Vendido completo ou sob forma de kit, sua carroceria plástica reforçada com fibra de vidro era montada sobre plataformas novas ou usadas de qualquer modelo Volkswagen, sem cortes. Seus para-brisas vinham do Chevrolet Chevette (o dianteiro) e VW TL (a vigia traseira). Tinha rodas de magnésio com tala larga e bancos reclináveis, mas para reduzir o custo trazia janelas de vidro plano e acabamento bastante simples (o fabricante pretendia “atingir uma faixa mais popular, que pensa em um esportivo mas também não quer saber de muita sofisticação“; o carro foi, de fato, um dos mais baratos esportivos do país).
O Villa GT teve existência relativamente longa, sendo produzido pelo menos até 1987, em mais de cem unidades. Adilson Villa – proprietário da empresa e também presidente da associação de pequenos fabricantes de automóveis – por mais de uma vez procurou diversificar a linha – sem sucesso, por falta de recursos financeiros. Construiu um exemplar ao estilo targa, em 1982, e chegou a apresentar novo modelo em 1986, no I Salão do Veículo Fora-de-Série. Chamado Speed ME 1.7, era um conversível com mecânica Brasília, “feito a mão“, oferecido a investidores que se interessassem em fabricá-lo.
O GT passou por algumas mudanças nos últimos anos de vida – poucas, mas que melhoraram muito sua aparência: faróis retangulares carenados, para-choque dianteiro contínuo, janelas nas colunas traseiras e 2+2 lugares. Anunciado no XIII Salão (em 1984) como Villa Di Giordano (referência a Paulo Frederico Giordano, que o desenhou e acabou por comprar a empresa), esta versão atualizada continuaria a ser comercializada simplesmente como Villa GT. Em seus últimos anos a empresa também fabricou o buggy Pegasus.