VEMAG
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Sucessora da Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda., empresa criada em 1945, em São Paulo (SP), por Domingos Fernandes, empresário dos setores imobiliário, bancário, de hotéis e diversões, com negócios estruturados em torno do grupo Organizações Novo Mundo.
Inicialmente dedicada à montagem e comercialização de caminhões e automóveis Studebaker, importados dos EUA sob a forma SKD, em 1952 a empresa se uniu à ELIT – Equipamentos para Lavoura, Indústria e Transporte, representante no país dos tratores canadenses Massey-Harris e dos caminhões pesados norte-americanos Kenworth, mudando então a razão social para Distribuidora Vemag S.A..
No mesmo ano em que foi constituída, a Vemag assumiu a representação dos caminhões e ônibus suecos Scania-Vabis no país. Em 1953, após expandir suas instalações industriais no bairro do Ipiranga e em paralelo com a fabricação de veículos Studebaker, iniciou a montagem de caminhões Scania e tratores Massey-Ferguson (empresa resultante da fusão, ainda em 1953, da Massey-Harris com a inglesa Ferguson, firma então pertencente à Standard Motors; inicialmente denominada Massey-Harris-Ferguson, em 1958 seria renomeada Massey Ferguson). Três anos depois a Vemag firmaria contrato de transferência de tecnologia com os dois últimos, assim como com a Perkins, para a nacionalização de seus produtos.
1955 foi um ano decisivo para a empresa. Mudou a razão social para Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. e apresentou ao Geia planos de fabricação de dois modelos de automóveis e um utilitário da marca DKW, de origem alemã, projeto aprovado em agosto do ano seguinte e implantado no tempo recorde de 90 dias. Foi a primeira empresa brasileira a se enquadrar no programa de nacionalização de veículos do governo federal e, ao lançar em 19 de novembro de 1956 a caminhonete DKW Universal também se tornou, por direito, a pioneira na fabricação de automóveis de passageiros no país. Com essa linha de veículos a Vemag assegurou o terceiro posto entre os maiores fabricantes brasileiros do setor, alternando de posição com o quarto lugar entre 1963 e 1968, quando seus negócios de automóveis foram absorvidos pela Volkswagen.
- Kenworth, Massey-Harris, Scania-Vabis e Studebaker - as quatro marcas representadas no Brasil pela Vemag em maio de 1953, data deste anúncio.
- Em 1954 a Vemag também assumiu a representação da inglesa Ferguson, que no ano anterior se unira à Massey-Harris, formando o que viria a ser a Massey Ferguson.
- Propaganda institucional da Vemag, publicada em página inteira de jornais nos primeiros dias de 1958, anunciando seus múltiplos lançamentos para o ano - dos automóveis DKW e caminhões e chassis Scania-Vabis aos tratores Massey-Harris e Ferguson.
- Automóveis e jipe DKW e caminhão Scania-Vabis em anúncio Vemag de 1958.
- Propaganda institucional de novembro de 1958 tendo os veículos DKW como tema.
- Do mesmo mês é esta publicidade da linha Vemag, ainda sem contar com os tratores Massey-Ferguson.
- Peça publicitária de junho de 1959 exaltando a mão-de-obra especializada da Vemag - "homens vindos de todos os Estados' do país.
- A variada linha de veículos fabricados pela Vemag no alvorecer da nossa indústria automobilística, então já agregando os tratores Massey-Ferguson; a propaganda é de 1959.
- Carta-aberta aos acionistas da Vemag, de dezembro de 1966, enaltecendo o aumento de participação do capital da Volkswagen na empresa e (ingenuamente?) prenunciando "substancial ampliação da atual linha de produção e a duplicação ou triplicação do número de veículos Belcar, Fissore e Vemaguet que rodam no Brasil".