VARAM
|
Fundada pelo imigrante armênio Varam Keutenedjian, a Varam Motores, S.A. foi a segunda empresa do setor automobilístico a se instalar em São Bernardo do Campo (SP). Nomeada representante oficial da Nash no início de 1946, operou entre 1948 e 1956 como montadora, quando a vedação à importação de veículos – mesmo sob a forma CKD – obrigou-a a interromper as atividades.
Em paralelo com sua principal operação – a montagem de automóveis e caminhões norte-americanos Nash -, na primeira metade da década de 50 a Varam também produziu carros Fiat e jipes Nissan Patrol, estes por pouco tempo, a partir do início de 1955, com cerca de 40% de conteúdo nacional. Embora possuísse instalações com capacidade para 15.000 veículos/ano, a empresa jamais se aproximou de tal volume de fabricação.
Em 1958 suas instalações foram alugadas para a Simca e mais tarde por ela adquiridas.
-
- Automóvel Nash 1946, o primeiro norte-americano do pós-guerra com carroceria monobloco; a Varam passaria a montá-lo no Brasil em 1948.
-
- Varam anuncia sua nova linha de caminhões para 1948.
-
- A linha Nash 1951 incluía dois modelos compactos Rambler, que pouco interesse suscitaram no mercado brasileiro.
-
- Um dos mais modernos automóveis norte-americanos da época, também o Nash Ambassador não entusismou o conservador cliente brasileiro, que sempre preferiu a óbvia dupla Chevrolet-Ford.
-
- Varam Keutenedjian, à esquerda, em uma de suas agências Nash, provavelmente no evento de inauguração (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / nosydrone).
-
- A Varam também representou no Brasil os tratores ingleses Ferguson, marca que em 1953 uniu-se à Massey-Harris, formando a Massey Ferguson; o anúncio é de janeiro de 1951.
-
- Nissan Patrol - jipe 4x4 de 85 cv montado pela Varam a partir de 1955.
-
- Jipes Patrol na linha de montagem da Varam (fontes: Jason Vogel e Paulo Roberto Steindoff / motor1).
-
- Em fevereiro de 1955, ao lado do presidente da Varam, o cônsul geral do Japão em São Paulo posa ao volante do primeiro jipe Nissan montado no Brasil (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / nosydrone).