VADERS
|
Piloto e construtor paulista, Richard Christian Vaders desenvolveu uma carreira de sucesso em ralis e provas fora de estrada, sempre tendo José Spacassassi como navegador. Sua primeira criação teria sido uma gaiola para autocross, fabricada em pequena quantidade a partir de 1984. Equipada com os acessórios exigidos para circulação urbana (faróis, lanternas, para-lamas, espelhos, etc.), foi apresentada no XIII Salão do Automóvel.
Na primeira década do século seguinte, sob o patrocínio da IGW, fabricante dos guinchos Work, projetou e construiu o protótipo Sherpa, especialmente para provas de resistência e longa duração. Montado nas instalações da Work, em Cotia (SP), o carro recebeu motor central diesel MWM 2.8 turbo intercooler de quatro cilindros, 12 válvulas e 289 cv, câmbio, eixos e freios Mitsubishi (L200 e Pajero) e cabine da picape Volkswagen Saveiro, com gaiola interna de segurança. O carro tinha tração integral com bloqueio dos diferenciais e freios a disco nas quatro rodas. Com ele a dupla foi vice-campeã paulista de Rally Cross Country de 2006 (categoria Protótipo), sagrou-se campeã em 2007 e desde 2008 participa do Rally dos Sertões.
<guinchoswork.com.br>
- Gaiola Vaders, exposta no XIII Salão do Automóvel (foto: 4x4 & Cia.).
- Protótipo Sherpa disputando a edição 2008 do Rally dos Sertões, com Richard Vaders ao volante (foto: Tom Papp / webventureuol).
- Sherpa disputando o Rally dos Sertões 2009, quando atravessava a cidade de Remanso, na Bahia (foto: Tovinho Regis).
- Por quatro anos a MEM Motorsport competiu com protótipos Sherpa; na foto, um dos dois carros da equipe no Rally dos Bandeirantes de 2010 (foto: David Santos Jr. / webventure).