TUPI
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Pequeno jipe construído em Rio Bonito (RJ), na década de 50, pelo mecânico autodidata José Cardozo da Silva. No final dos anos 30 José abriu uma oficina de retífica de motores, que nos anos da II Guerra também viria a fabricar aparelhos de gasogênio e bombas hidráulicas. Em 1953 decidiu construir um jipe em miniatura para os filhos, obra concluída antes de terminar o ano.
Montado sobre chassi de longarinas tipo escada construído por ele próprio (assim como a suspensão dianteira independente, a caixa de direção e as carcaças do câmbio e diferencial), foi equipado com motor estacionário de quatro tempos Onan refrigerado a ar, com dois cilindros opostos, 625 cm3 e 10 cv, modificado para uso automotivo, para isto sendo alongadas as pontas do virabrequim, às quais foram acoplados a caixa de três marchas e o dínamo. A carroceria copiava o estilo do Jeep Willys 1951; fabricada em chapas de aço, tinha 1,90 m de comprimento e quatro lugares. O carrinho fazia sucesso por onde passava, e José decidiu mostrá-lo ao Presidente da República. O encontro aconteceu em fevereiro de 1954, em Volta Redonda, para onde o jipe se deslocou pelos próprios meios, contando com a simpatia e o apoio de Getúlio para sua produção em série – intenção seis meses depois inviabilizada pelo dramático suicídio do Presidente.
José, porém, entusiasmado com a idéia, já decidira fundar nova empresa e construir uma fábrica para a industrialização do carro (onde também pretendia produzir um modelo esportivo), para isto contando com captação de poupança popular. Montou mais um exemplar do jipe, em 1955, agora com carroceria mais moderna, de chapas de aço viradas e motor refrigerado a ar de projeto e fabricação próprios, com bloco de alumínio, quatro cilindros e 800 cm3, no mais seguindo as especificações do modelo anterior. Era seu desejo produzir todos os componentes do veículo, chegando a preparar moldes para a fundição de diversos deles. Sempre acompanhados do lema “Sou pequeno, mas sou brasileiro!“, os dois carrinhos foram levados a várias cidades do país, como chamariz para a campanha de venda de ações. Em janeiro de 1956 ele e mais seis sócios fundaram oficialmente a Ibasa – Indústria Brasileira de Automóveis, “Sociedade Anônima por subscrição popular“. Logo depois, contudo, percebendo a incapacidade para conduzir processo tão complexo, o grupo desistiria da empreitada.
Em 1964, José Cardozo abriria novo negócio em Rio Bonito, desta vez com sucesso duradouro – a Incomatol, fabricante de máquinas-ferramenta para a retífica de motores. Perfeitamente conservados, seus dois carrinhos se encontram preservados e expostos em pequeno museu montado na sede da empresa.
- O primeiro jipinho Tupi fotografado em janeiro de 1954, logo depois de ser concluído.
- O carro sendo apresentado ao Presidente Vargas, em fevereiro de 1954.
- O pequeno Tupi, ao lado de um Jeep Willys dos anos 40 (Revista de Automóveis).
- José Cardozo e o jipe Tupi em 1955, diante de sua residência, em Rio Bonito.
- O segundo Tupi, de 1955 (fonte: Jason Vogel).
- O segundo Tupi e Sebastião William, filho criador do carro, no pequeno museu por ele criado em memória de seu pai junto à fábrica Incomatol (fonte: site forum-simca).
- O segundo protótipo do jipe Tupi.
- Chassi com mecânica completa do segundo Tupi, exposto no museu da Incomatol.
- Em 1976, utilizando alguns componentes dos jipes, Sebastião William, filho de José Cardozo, construiu este carro elétrico com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro.