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TUKANO | galeria

Fundada em 1991 pelo arquiteto Francisco Américo de Vasconcellos, a Tukano Tecnologia e Design é uma empresa de Fortaleza (CE) dedicada ao projeto e fabricação de objetos utilitários de plástico reforçado com fibra de vidro (mobiliário urbano, caiaques, carrinhos térmicos).

Em 1993 lançou um original buggy com chassi tubular e mecânica Volkswagen 1600 refrigerada a ar projetado por seu filho Marcos, com as linhas dianteiras lembrando o esportivo Puma, ao qual chamou Convert MCR. Trazendo duas portas, para-brisa curvo (do Fiat 147), cabine com teto solar, teto rígido removível na parte posterior da cabine, banco traseiro escamoteável e um pequeno aerofólio na tampa traseira, o carro tinha características utilitárias e aparência de picape, acentuado com o rebatimento do banco e a  criação de um razoável espaço para carga. Em algumas unidades tal caráter seria acentuado pela elevação das paredes laterais da caçamba e criação de uma verdadeira caçamba. A picape possuía somente duas lanternas na traseira, em lugar das quatro do buggy.

O modelo inicial foi logo acompanhado por uma versão mais simples, sem aerofólio e alargadores de para-lamas. O Convert foi fabricado até 1999. O estilo do Convert foi bastante alterado em 2003, quando foram eliminadas as portas, a dianteira ganhou linhas e faróis do Chevrolet Corsa e o pneu estepe foi transferido da mala para a extremidade traseira. O novo modelo foi produzido por apenas três anos.

Já em 1998 a empresa havia projetado outro veículo inovador, um original triciclo com chassi tubular, carroceria fechada de plástico reforçado e componentes mecânicos de motocicletas de 125 cm3, que recebeu o nome Tuka. Com tração traseira e sistema de direção nas duas rodas da frente, pesava apenas 180 kg, conseguindo carregar quase o equivalente ao seu peso – 170 kg. Foi concebido para o transporte urbano de mercadorias e pessoas – “ideal para mototaxistas e entregadores“, segundo a empresa –, podendo ter o banco traseiro retirado para aumentar o espaço para cargas. O projeto recebeu o Prêmio Design de Produto da Confederação Nacional da Indústria, em 2005.

No final da década o protótipo teve a carroceria redesenhada e passou por algumas modificações: farol único central na dianteira (eram dois), duplicação da capacidade do tanque de combustível e aumento da área da entrada de ar para o motor. Entretanto, apesar dispor de um protótipo operacional desde 2001, até o momento a empresa não conseguiu industrializar o veículo.





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