TUDE
|
A Auto Viação Progresso foi a sucessora da Empresa João Tude de Melo, fundada em 1932, em Garanhuns (PE), com um único carro, pelo ex-mecânico, ex-motorista de caminhão e proprietário de oficina João Evangelista Tude de Melo. Nascido em 1896, Tude foi um dos pioneiros do transporte coletivo no Nordeste. Em 1934 criou sua primeira linha rodoviária, ligando Garanhuns a Recife por estrada de terra de 250 km, então percorrida em 15 horas. Em 1940 seus ônibus chegaram ao Rio de Janeiro (RJ) e a São Paulo (SP). Em 1950 transferiu a empresa para Recife, alterando seu nome para Progresso.
Tude também foi um pioneiro na construção de carrocerias: não só passou a produzi-las a partir do final dos anos 30, em oficina própria, como foi responsável pelo projeto de um dos primeiros modelos com motor interno ao salão do país. Infelizmente chegaram a nós poucas imagens dos ônibus por ele produzidos; são em número suficiente, contudo, para demonstrar a ousadia do desenho e o cuidado com os detalhes, a construção e o acabamento dos veículos.
Foi de 1962 a última carroceria fabricada pela Progresso: trazia a marca Carrocerias Tude. João Evangelista Tude de Melo sobreviveu a ela por mais de vinte anos, vindo a falecer em Recife em 1981.
- Desde sua primeira carroceria, construída em 1940, João Tude ousou no desenho; note a letra deco do letreiro de destino.
- Provavelmente do final dos anos 40, este este carro mostra personalidade marcante em todos os seus detalhes.
- Elegante carroceria de 1962, ainda hoje conservada pela Auto Viação Progresso; seu chassi é Mercedes-Benz LP-321.
- O mesmo carro visto por outro ângulo.
- Mais uma vista traseira da carroceria da Progresso (foto: Marcos Silva / onibusbrasil).
- O LPO de 1962 fotografado em operação (fonte: portal onibusparaibanos).