TRIMAX
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Belos triciclos esportivos fabricados em Curitiba (até 2008 em Pinhais, PR), com motor longitudinal Volkswagen ou transversal Honda (para o modelo Cruiser). Concebidos por Roberto Heckmann e construídos sob encomenda desde o início do século, os triciclos Trimax têm como principais diferenciais com relação à concorrência a carroceria moldada em plástico reforçado com fibra de vidro – inclusive a estrutura dos bancos – e um porta-malas de 135 litros, no Cruiser. Este traz toda a mecânica do Honda Fit (outra exclusividade Trimax): motor de quatro cilindros e 1.4 l, câmbio automático CVT, suspensão McPherson (montada na traseira) e freios a disco atrás. As máquinas com mecânica VW podem receber unidades refrigeradas a ar ou a água, caixa de quatro marchas e suspensão por barras de torção; freios a disco são opcionais.
Características comuns aos dois modelos são: chassi tubular pintado em tinta epoxi pó, suspensão dianteira com balança, pedais reguláveis e opção de freio e acelerador no pé ou na mão. O tanque de combustível pode ser do tipo motociclístico, no modelo de menor custo, com motor VW a ar, ou montado sob o banco traseiro nos demais.
Em 2006 a empresa dava conta do próximo lançamento de um automóvel de dois lugares, ao estilo do Lotus Seven, anunciado como “o mais novo conceito em veículos esportivos“. Após longo período de desenvolvimento, o primeiro exemplar – já agora batizado Audax – ficou pronto. Utilizando majoritariamente elementos mecânicos do Chevrolet Vectra (inclusive o motor flex – 2.0 de oito válvulas ou 2.4 de 16), o carro possuía suspensão totalmente independente e freios a disco nas quatro rodas. Dispondo de bancos de couro, vinha equipado com capota de lona desmontável, acondicionada no pequeno porta-malas quando fora de uso.
Seis unidades foram fornecidas até 2014, quanto a produção foi suspensa por impossibilidade de atendimento a exigências do Denatran (instalação de airbags e ABS). Cancelada a obrigatoriedade para veículos de pequenas séries, em junho de 2016, a fabricação pôde ser retomada.
- Na década de 90 Roberto Heckmann preparou esta bem realizada picape (aqui exposta em Águas de Lindóia, SP), partindo de um Chevrolet 1938 de quatro portas, ao qual agregou um motor Chevrolet Omega.
- A carroceria da picape de Roberto em fase de acabamento.
- A original Trimax Cruiser com motor e transmissão Honda Fit e grande porta-malas.
- Um Trimax 2009, já aprimorado, com refletores e lanternas nos para-lamas traseiros.
- Triciclo Trimax Cruiser.
- Triciclo Trimax com motor VW refigerado a ar.
- Automóvel anunciado no site da Trimax, em 2006, como "o mais novo conceito em veículos esportivos".
- O futuro Audax, em fase de testes.
- Audax 2010.
- Audax - a versão definitiva da réplica Lotus, apresentada em 2010 (foto: Camilo Fontana).
- A réplica Lotus na versão final.
- Trimax Audax.