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TRAMONTINA | galeria

Tradicionalíssima metalúrgica brasileira fundada em 1911, em Carlos Barbosa (RS), a Tramontina é hoje uma das maiores indústrias de ferramentas e de utensílios domésticos do país, com dez unidades industriais (oito no Rio Grande do Sul, uma em Pernambuco e uma no Pará) e exportação para mais de 120 países. Além da enorme variedade de ferramentas  e utilidades para a casa, sua linha de produtos, que totaliza mais de 18.000 itens, compreende ainda mobiliário plástico e de madeira, cozinhas industriais, forjados e material elétrico e de jardinagem.

Em 2011 a Tramontina surpreendeu com um lançamento exatamente para a linha de produtos de jardinagem: o primeiro equipamento automotor de sua longa história – o microtrator Trotter CD100, equipado como cortador de grama. Único da categoria projetado e fabricado no Brasil, possui motor Briggs & Stratton de 500 cm3 e 16,5 cv, transmissão automática e partida elétrica. Sem o conjunto de corte (que tem largura de trabalho de um metro) pode operar como veículo utilitário ou rebocador. Dotado de engate traseiro, pode tracionar até 200 kg de carga.

Em 2016 foi apresentado seu segundo veículo com motor a combustão, o utilitário 4×4 Venture, nas versões 750 G EFI (motor Kohler de dois cilindros, 750 cm3 e 31 cv, a gasolina) e 850 D (Yanmar de três cilindros, 850 cm3 e 22 cv, a diesel). Projeto da norte-americana MTD, é montado pela Tramontina (recebendo a sua marca) a partir de componentes importados dos EUA. Possui câmbio automático, suspensão totalmente independente, freios a disco nas quatro rodas e caçamba basculante com capacidade para 454 kg.

Ainda em 2016, ingressando definitivamente na indústria de veículos automotores, a empresa apresentou três novos modelos no 12o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em São Paulo. Fabricados sob licença da também gaúcha Zoomcar, com cerca de 40% de nacionalização, eram veículos de tração elétrica mistos, para carga e passageiros – de nome Elettro, modelos Cargo P, M e G (em função do tamanho) e Golf, Cargo e Trans (da função).

Respectivamente com capacidade para dois, quatro ou seis passageiros e 250 kg de carga, possuem chassi tubular, carenagem e toldo de polipropileno, seis baterias de 8 V, transmissão automática com controle eletrônico de velocidade e suspensão dianteira e traseira por feixe de molas. As demais características variam em função do porte do veículo: enquanto que os modelos P e M possuem motor de 4 kW (5,3 cv) e freios a tambor nas rodas traseiras, o modelo G tem motor de 5,3 kW (7 cv) e freios a disco na frente e a tambor atrás.

Entre os acessórios disponíveis há rodas de alumínio, “capas de chuva”, capa de cobertura para estacionamento e um engenhoso conjunto instalado no lugar da caçamba, denominado Trans, que tanto pode ser utilizado como plataforma de carga como transformado em dois assentos.

<tramontina.com.br>





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