TRAILEMAR |
Empresa constituída em 1983, em Curitiba (PR), a partir da locação da massa falida da encarroçadora e reformadora de ônibus Tudônibus. Mantendo as reformas de carrocerias como atividade principal, já naqueles anos a Trailemar deu início à transformação de ônibus em motor-homes. Inicialmente respondendo por somente 20% do seu faturamento, este serviço acabou por assumir tal importância que levou a empresa, em 1988, a se transferir para nova fábrica em Campo Limpo (PR).
A partir daí passou a se dedicar com exclusividade à preparação de veículos de lazer. Nos serviços de transformação a Trailemar apenas adaptava o interior os ônibus e microônibus (novos ou usados), mantendo inalterados a estrutura e o estilo originais dos veículos, a menos das óbvias alterações nas laterais e na configuração interna (sempre personalizada), necessárias ao novo uso.
Como natural desdobramento da transformação de ônibus em moto-casas, ainda na década de 90 a Trailemar passou a construir unidades móveis para diversos fins (atendimento médico e odontológico, pontos comerciais, escritórios e serviços públicos). No início do novo século, com a introdução no mercado de diversas vans fabricadas no país, estreou uma linha específica de motor-homes para esta categoria de veículo. Cada modelo teve direito a um nome próprio em função da marca da van à qual se destinava: Hurricane, para Fiat Ducato; Storm, para Renault Master; Sunny, para Iveco Daily; e River, para Mercedes-Benz Sprinter (hoje Sunny e River são preparados apenas para vans Sprinter).
As moto-casas de maior porte da Trailemar hoje levam os nomes Sun (quando instalados em monoblocos Mercedes-Benz) e Ocean (em ônibus pesados Scania e Volvo). Os microônibus chamam-se Vulcano e Cross (respectivamente sobre chassis Mercedes-Benz LO-915 e Volkswagen 9.150). No caso de veículos 0 km, as carrocerias são sempre fornecidas pela também paranaense Mascarello.
<trailemar.com.br>