TRAILCAR
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A Trailcar Indústria de Carrocerias Ltda. foi fundada por Walter Schumacher, em Joinville (SC), na primeira metade da década de 70, tendo operado até 2008 na fabricação de veículos de campismo, cabines-duplas e veículos especiais. As atividades da empresa tiveram origem em um trailer construído em 1970 para uso pessoal. O interesse despertado pelo equipamento sucessivamente levou à aceitação de algumas encomendas, à criação da Trailcar e ao projeto e construção das primeiras moto-casas, sobre chassi Mercedes-Benz L-608 D, utilizando componentes das carrocerias Marcopolo Júnior.
Ao longo dos anos 80 os produtos foram adquirindo personalidade própria. Fabricados para diversas marcas de chassis leves, médios e pesados, ganharam estrutura tubular integral e frente e traseira moldadas em plástico reforçado com fibra de vidro e desenho próprio. Também produziu unidades menores a partir de vans e sobre picapes, do tipo camper.
Vários modelos de motor-homes foram fabricados ao longo dos anos, com comprimentos entre 7,0 e 14,0 m, sempre batizados com nomes começados por “C”: Corsair, Confort, Commander, Concorde. Seus veículos eram bem acabados, totalmente equipados e, da forma usual no segmento, customizados conforme os desejos do comprador. Dentre os itens disponíveis havia refrigerador duplex, fogão de quatro bocas, depurador de ar, microondas, sanitário importado com ducha separada, instalação de gás, instalação hidráulica com aquecedor central de água, torneiras monocomando, tanque de água potável, ar condicionado central com ar quente e frio, teto solar, janelas com cortinas, persianas e telas anti-insetos, rádio, TV, escada retrátil na porta de entrada e bagageiros dimensionados conforme o pedido, inclusive com espaço para motocicletas e até automóveis. Todas as funções podiam ser controladas através de painel eletrônico.
A Trailcar também adaptava ônibus novos ou usados para campismo, realizando modificações nas laterais, elevação do teto, substituição de frente e instalação de bagageiros, dotando-os de completo equipamento interno. Além dos equipamentos para campismo, a empresa produziu furgões para usos especiais (escritórios, fiscalização, oficinas) e a linha Paramedicar (unidades de resgate, ambulâncias, serviço médico e odontológico), instalada em vans ou em carrocerias de construção própria – as únicas do país com estilo pessoal –, além de efetuar transformação em cabines de caminhões e picapes.
Eram grandes as variantes possíveis, sempre de plástico reforçado com fibra de vidro, desde o modelo simplificado Slim, para a linha Ford (extensão aposta à cabine original, sem soldas e em poucas horas), até alongamentos, cabines-leito e cabines-duplas para caminhões, com duas ou quatro portas. Depois de produzir mais de 500 veículos, a empresa cessou as atividades em 2008.
- Primeiros motor-homes construídos pela Trailcar, nos anos 70.
- Motor-home Trailcar Corsair, de 1985.
- Trailcar Commander 1991 sobre plataforma Mercedes-Benz O-371, com 13,0 m; o veículo se encontrava à venda em 2007 (fonte: Motor Home).
- Camper Trailcar montada em caminhão leve Agrale (fonte: site portal.macamp).
- Trailcar Commander da década de 90 montado sobre chassi VW 7.90 (foto: José Augusto Silva Gama / onibusbrasil).
- Este Commander sobre chassi VW 8.140, de 2000, encontrava-se à venda em 2017.
- Cabine-leito para caminhão Cargo, alongada pela Trailcar e homologada pela Ford, exposta em seu stand na Fenatran 2003; defletor, quebra-sol e beliche eram opcionais.
- Commander 2005, com 9,5 m, sobre chassi leve Volkswagen; utilizando chassis diversos, o modelo podia ser fornecido com até 14,0 m de comprimento.
- Trailcar Commander em chassi VW 9.150 EOD: matriculado em Blumenau (SC), foi fotografado em 2011 em Teresina (PI) (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
- O mesmo motor-home de Blumenau em vista ¾ posterior (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
- Concorde sobre chassi Iveco, com 7,2 m (e disponível com até 8,5 m de comprimento); note a porta de acesso para o motorista.
- Concorde de 8,3 m em chassi Iveco Scudato
- Também montada sobre Scudato, esta foi a última versão do motor-home Concorde, lançada em 2007.
- Concorde CD, novo modelo Trailcar, de 2008, disponível em quatro comprimentos entre 7,2 e 8,5 m.
- Unidade médica Trailcar; a empresa foi a única transformadora do país, nos anos recentes, a imprimir seu próprio estilo a este tipo de veículo.
- Motor-home com compartimento de carga, construído para equipe de motocross.
- Outra carroceria construída para equipe de competição, esta em 2008, sobre chassi Scania e dotada de garagem e oficina.
- Ford F-250 com cabine Slim para cinco pessoas; fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro, tinha duas portas e vidros basculantes.
- Caminhão Volkswagen com cabine-dupla de quatro portas fabricada pela Trailcar.