TOPPY
|
Buggy de estilo clássico fabricado no Rio de Janeiro (RJ), na primeira metade dos anos 80, pela Toppy Veículos Esportes Ltda.. Vendido pronto ou sob a forma de kit, o primeiro modelo seguia a mais típica linha californiana, com faróis montados sobre os para-lamas, santantônio tubular simples e carroceria sem saias laterais, com a parte inferior na cor preta, trazendo a marca Toppy em relevo e corpo grande. O motor tinha uma porta de visita de tamanho maior do que usual. O quadro do para-brisa era envolvido com perfil de alumínio.
Por volta de 1983 o carro ganhou saias e teve o sentido de abertura do capô invertido. Apesar do estilo tradicional, o buggy Toppy trazia dois detalhes estéticos que o diferenciava dos demais: o capô com baixo-relevo em três níveis e o sulco côncavo entalhado entre os para-lamas dianteiros e o capô. No final da década a fabricação do buggy foi transferida para Recife (PE), onde recebeu faróis retangulares. Todas as demais características da carroceria permaneceram iguais, embora o carro já então apresentasse qualidade de acabamento francamente pior, em especial na moldagem irregular da carroceria.
Na década seguinte o carro ganhou uma falsa grade, que posteriormente viria a ter o estilo modificado por mais uma ou duas vezes, ficando os faróis maiores e mudando a posição e o formato das lanternas dianteiras.
- Primeiro modelo do buggy Toppy, sem saias laterais, em pequeno anúncio de jornal de 1982.
- Toppy da primeira geração, matriculado em Joinville (SC); a imagem é de 2006 (foto: Carlos José Klock / planetabuggy).
- Toppy da primeira geração (foto: Carlos José Klock / planetabuggy).
- Toppy da primeira geração (foto: Carlos José Klock / planetabuggy).
- O buggy carioca Toppy em sua segunda versão, com saias laterais.
- O mesmo modelo, vinte anos depois, abandonado em algum lugar na Bahia, já com alguns detalhes não originais, como para-choques e lanternas dianteiras; este exemplar seria totalmente restaurado por Gilson Ricardo Vieira de Melo, de Barreira (BA) (fonte: site planetabuggy).
- Um dos modelos Toppy em sua fase nordestina, emplacado em São Paulo (foto: Virgílio Xavier / planetabuggy).
- Toppy emplacado em Recife (PE), à venda pela internet em 2011 (fonte: site mercadolivre).
- Outro Toppy de Recife, também anunciado na rede em 2011 (fonte: site carro-automovel-usado.vivastreet).