> TMO

TMO | galeria

Fundada em 1962, em Caçador (SC), a TMO – Cia. Olsen de Tratores Agro-Industrial Ltda. teve origem na oficina Trator Mecânica Olsen, criada na década de 40, que além de manutenção mecânica e fabricação de peças de reposição para tratores, durante a II Guerra produziu em série aparelhos de gasogênio e, desde 1945, guinchos montados em caminhões para utilização na indústria madereira.

Em 1958 a antiga oficina iniciou o projeto de um trator de esteiras, motivo principal para quatro anos depois ser criada a nova empresa: sua sigla – TMO – era a “tradução” de Trator Marca Olson. Primeiro trator de esteiras brasileiro, foi festivamente apresentado em 1964, no desfile de 7 de setembro na cidade de Caçador. Denominado Caçador 70/C, tinha 7,0 t (ou 8,5 t, com lâmina e guincho), motor FNM e câmbio de quatro marchas com reversão. A TMO previa a produção de cinco a seis unidades/mês, a curto prazo dotando as máquinas de motor diesel de construção própria, com dois tempos, dois cilindros, 3,4 l e 70 cv.

Em maio de 1969, novo lançamento: o primeiro trator articulado sobre pneus fabricado no país, modelo TMO Formiga, 4×4 com 8,0 t e motor Perkins de 120 cv ou TMO de dois tempos e 140 cv. De projeto engenhoso (o motor compunha a metade dianteira da máquina), o trator era dotado de guincho e lâmina. A década de 70 viu nascer um trator de esteiras mais pesado, TMO RHD 120, com 10,0 t e motor Deutz refrigerado a ar e 120 cv.

Provavelmente pressionado pela concorrência – grandes multinacionais que finalmente vinham nacionalizando suas máquinas de construção -, antes do final da década a TMO decidiu abandonar a fabricação de tratores completos. Transformada em implementadora, a empresa é hoje o maior fabricantes de capital nacional especializado no segmento de manejo florestal. Dispõe de vasta linha de produtos, dentre os quais vários modelos de implementos (garras, pás, guinchos, mini-skidders), carretas e carregadores fixos ou embarcados em reboques, caminhões e tratores.

No caso da instalação de gruas em tratores de pneus (fornecidos por terceiros), a máquina recebe um chassi periférico adicional que suporta sapatas retráteis e grua, na traseira, e bomba hidráulica e contrapeso, na frente. Até a década passada a empresa fabricava empilhadeiras sobre tratores de rodas, nas quais o posto de direção era invertido no sentido da traseira, onde eram instalados garfos e mastros de elevação. A TMO é altamente verticalizada, produzindo cerca de 85% dos componentes utilizados em seus equipamentos.

<tmo.com.br>

 

[LEXICAR agradece a Lucas Nori Micheletti e ao site <tratoresantigos.blogspot.com> pelas informações e imagens relativas aos tratores TMO.]





GmailFacebookTwitter