TMC |
A TMC – iniciais de Tarso Marques Concept – foi criada em Curitiba (PR), entre 1999 e 2000, pelo ex-piloto paranaense de Fórmula 1 Tasso Marques, atuante na escuderia Miradi nas temporadas de 1996 a 2001.
A partir da bem-sucedida customização de um Chevrolet Bel-Air 1959, que realizou no final do século XX para uso próprio, Tasso decidiu dedicar-se profissionalmente à atividade. Dispondo hoje de filiais em São Paulo, Miami e Los Angeles, a TMC trabalha com automóveis, motos, barcos, helicópteros e aviões, também desenhando e comercializando bens de consumo com sua marca.
Tetracampeão mundial de customização de motocicletas, desde 2015 é o responsável pelo quadro “Lata Velha”, em um programa de TV de grande audiência, onde restaura e transforma carros de espectadores selecionados pela produção da emissora.
Em meados da década de 10 Tarso Marques redirecionou provisoriamente seu foco para o desenvolvimento de um carro de competição de alto desempenho – o “primeiro hipercarro brasileiro“, segundo ele -, projeto iniciado pela construção do protótipo M1. Próprio para provas de Endurance, os primeiros testes com o carro aconteceram no início de 2020 no Autódromo Internacional de Curitiba.
O posto do piloto fica em posição central, à frente do motor, onde senta em postura muito inclinada, tal como nos monopostos de Fórmula 1. O protótipo não possui portas, a entrada do piloto sendo franqueada por uma cobertura que agrega o para-brisa, como em aeronaves militares.
Largo, baixíssimo e com sofisticado projeto aerodinâmico com asa móvel traseira, recebeu o primeiro chassi monocoque de fibra de carbono fabricado no país. Também aqui desenvolvido, e inédito na categoria, é o volante multifuncional, agregando painel e controles, como na F1. Embora ainda não tenham sido divulgados maiores detalhes técnicos do projeto, supõe-se que receberá motor V6 turbo Chevrolet, câmbio sequencial de seis marchas e freios de carbono.
<tarsomarques.com>
[LEXICAR agradece às contribuições de José Geraldo Fonseca, na criação desta página, e de Daniel Vieceli, em sua atualização.]