TESTON |
Fundada em Cianorte (PR), em 1994, como prestadora de serviços nas áreas de preparação do solo e pulverização em culturas de cana-de-açúcar, cinco anos depois a Teston também passou a se dedicar a atividades correlatas à colheita.
Entre 2007 e 2009 a empresa desenvolveu seu primeiro equipamento – um reboque para transbordo de cana, com capacidade para até 22 t. Dotado de caçamba com basculamento lateral, recebebia a cana diretamente da colhedora para posterior transporte e descarga em caminhões. Foi denominado Gigante 22.000 BR, e com ele por várias vezes seria premiada em eventos especializados. Para sua produção em série, em 2009 foi criada a subsidiária Metalcana. Novos equipamentos embarcados ou rebocados, sempre dedicados à colheita mecanizada, foram projetados a partir de então.
Em 2017, na 25a Fenasucro, a Teston apresentou o protótipo de seu primeiro equipamento autopropelido – o transbordo Tractor. Sete protótipos seriam construídos nos três anos seguintes, aperfeiçoando-os e testando diversas motorizações. Com capacidade para 22 t (ou 52 m3), o veículo possui tração 8×8, dois eixos dianteiros direcionais, suspensão em tandem (com apoio central na frente), bitola regulável entre 2,5 e 3,0 m e pneus de alta flutuação. Prevê-se farta opção de motores: Cummins, Scania ou Volvo, com 240, 260, 280 ou 315 cv. Em 2010 a empresa pretende iniciar a produção regular do modelo.
<teston.com.br>