TERRITÓRIO 4X4
|
Empresa criada pelo piloto de ralis Eduardo Piano, em Tatuí (SP), para converter picapes e caminhões Ford em veículos 4×4. O nome da firma veio da equipe de competições off-road por ele criada em 1999, hoje denominada Território Motorsport. Correndo desde 2002 com o apoio da Ford, Eduardo venceu por sete vezes o Rally Internacional dos Sertões, quatro delas na categoria “Caminhões”. Seu trabalho “oficial” como transformador se iniciou naquele mesmo 2002, quando preparou o carro da equipe para participar dos Sertões e do campeonato brasileiro de ralis.
Hoje, a empresa converte veículos Ranger, F-250, F-350 e F-4000, além de caminhões Cargo com PBT de até 9 t, utilizando exclusivamente componentes originais da marca, nacionais ou importados (como a caixa de transferência). Nos três primeiros modelos, a suspensão dianteira independente é substituída por molas parabólicas, amortecedores e barras estabilizadoras. Na preparação para competições os veículos também recebem reforços estruturais, ajustes na suspensão e repotenciamento do motor. Suas oficinas também executam transformações para uso fora-de-estrada, de trabalho ou lazer.
Carros equipados pela Território já venceram por dez vezes o Rally dos Sertões.
<territorio4x4.com.br>
- Ford Ranger 4x4 disputando o Rally dos Sertões 2008 (fonte: site mundorally).
- F-4000 4x4 - outro Ford preparados pela Território para os Sertões 2008 (fonte: site mundorally).
- Caminhão Ford Cargo 4x4 pilotado por Eduardo Piano, vitorioso da categoria no Rally dos Sertões 2013 (foto: Eric Schroeder).
- Van Ford Transit (importada da Turquia) transformada em 4x4 pela Território.
- Furgão Transit 4x4.