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A Tectran Indústria e Comércio S.A. era uma das empresas do Grupo Avibras. Também instalada em São José dos Campos (SP), como a matriz, foi fundada em 1982 com o objetivo de fornecer o conjunto mecânico dos veículos terrestres que a Avibras começava a desenvolver.

Seu primeiro produto foi um caminhão pesado 6×6, projetado a partir de um similar Mercedes-Benz importado da Alemanha, que serviu de base para as cinco viaturas componentes do sistema antiaéreo de defesa Astros II. Montado sobre chassi com longarinas de perfil U, o veículo tinha motor Mercedes-Benz V8 importado (284 cv e 106 kgf.m), câmbio de cinco marchas com reduzida e bloqueio nos diferenciais, suspensão traseira em tandem, direção hidráulica, cabine blindada e controle interno da pressão dos pneus.

Apresentava grande flexibilidade de uso, podendo rapidamente mudar de carroceria, disponível em cinco versões: lançador de mísseis terra-terra equipado com rampa móvel dupla, sistema diretor de tiro por radar, remuniciador (transportador e recarregador de mísseis), comando e veículo de apoio (oficina, transporte de tropas). Ainda na área militar, novo veículo foi desenvolvido em meados da década de 90, uma picape 4×4, na categoria ¾ t, destinada a receber o lançador leve de foguetes Astros Hawk, mas também preparada para transporte, comando e ambulância.

A Avibras, com suas subsidiárias, foi a única empresa brasileira do setor bélico a sobreviver à profunda crise do início dos anos 90. Embora não tenha conseguido escapar da concordata (solicitada em agosto de 1990), a empresa manteve em produção suas linhas militares – aeroespacial, telecomunicações e explosivos, além dos veículos terrestres -, feito parcialmente facilitado pelo aumento de ênfase a partir de então dado ao fornecimento para o mercado civil (informatização, autopeças, veículos), tanto diretamente como através da Tectran e de sua subsidiária eletroeletrônica Tectronic (posteriormente Powertronics).

Se, por um lado, se esgotavam as oportunidades de novos projetos militares (apenas, esporadicamente, a adaptação de veículos civis para uso das Forças Armadas), nas áreas de transportes e logística a atuação do Grupo se expandiu fortemente. Tal redirecionamento de estratégia beneficiou em especial a Tectran, que pôde então assumir sua vocação de fabricante de equipamentos de transporte, reforçada, em 1993, pela absorção da linha de implementos rodoviários e coletores de lixo da FNV.

Procurando explorar nichos de mercado, a empresa lançou veículos para operação em pátios ferroviários, terminais portuários, fundições e aciarias, além de carros-fortes, reboques e semi-reboques. Seus primeiros equipamentos ferroviários foram lançados ainda em 1985, o pioneiro Locotrator, rebocador com capacidade para tracionar 900 t, em duas versões. Equipado com motor diesel Mercedes-Benz, conversor de torque e caixa de transferência de uma ou duas marchas, possuía dois sistemas de tração, que podiam ser alternados hidraulicamente – dois eixos com rodas de aço e dois com pneus (um deles direcional) –, podendo operar sobre trilhos e fora deles.

O veículo substituía com vantagens as tradicionais locomotivas de manobra, quer pelo preço até cinco vezes menor, quer pela agilidade com que podia mover-se de um desvio ferroviário para outro, sobre pneus. Foi oferecido em três diferentes bitolas e em duas configurações: TT-9RT, com tração rodoviária transversal à ferroviária, e TT-9, com os quatro eixos paralelos. Em ambos os casos, após serem recolhidos os eixos ferroviários, os pneus tocavam o chão e os veículos passavam a se mover como um simples caminhão. Os dois modelos se diferenciavam apenas pela direção em que se afastavam da linha – para o lado ou ao longo dela.

O sistema hidráulico de recolhimento dos eixos do Locotrator, foi disponibilizado pela empresa para aplicação em veículos de menor porte, picapes e caminhões, transformando-os em viaturas rodo-ferroviários. Nesses casos, porém, motor, caixa e transmissão eram os do veículo original, servindo as rodas de aço simplesmente como guias, pois a tração era produzida pelo contato dos pneus traseiros com os trilhos.

A mesma solução foi adotada em outro projeto pioneiro da empresa, apresentado em 1994: o BisBus, ônibus urbano Mercedes-Benz OF-1618 com carroceria especial Busscar para 73 passageiros (29 sentados). Equipado com três eixos-guia (dois traseiros), foi logo aplicado no transporte intermunicipal entre União da Vitória (PR) e Porto União (SC), utilizando o tramo ferroviária de quatro quilômetros entre as duas cidades, cruzando o rio Iguaçu. Mais tarde a Tectran passou a fornecê-lo com carroceria de fabricação própria, com capacidade para 25 passageiros sentados e 2 t de carga.

Quanto à área de movimentação de materiais, sua atuação teve início em 1984, ao fornecer duas versões do trator especializado TTA para a usina de alumínio Alumar, ambas construídas a partir da unidade motriz das pás carregadeiras articuladas Caterpillar 930 e 966: um elevador hidráulico para o manuseio de cadinhos de alumínio fundido e uma plataforma para cargas extra-pesadas, com 40 e 60 t de capacidade, respectivamente. Entre 1987 e 89 a Tectran lançou nova família de equipamentos especializados, dessa vez para portos e terminais: pórticos autopropelidos para a movimentação de contentores, com motores Mercedes-Benz entre 76 e 130 cv, transmissão hidrostática, giro de 360° em torno de seu eixo e capacidade para até 55 t, e o caminhão-trator VTT. Este, próprio para operação roll on – roll off, foi equipado com motor Mercedes-Benz turboalimentado de 163 cv, caixa automática com conversor de torque e 5ª roda operada a partir da cabine. Como opcionais, podia receber ar condicionado e equipamento de radiocomunicação.

Todos estes produtos permanecem em linha até a primeira década do século corrente, a maioria deles tendo o projeto ajustado ou redimensionado em função das necessidades do cliente. No início da década seguinte as atividades da Tectran foram absorvidas pela Avibrás e a empresa extinta. Dos muitos equipamentos anteriormente fabricados, permanecem em produção os veículos militares e o Locotrator.

<avibras.com.br>





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