TANGO
|
Protótipo de competição construído no final do século XX, em São Paulo (SP), pelo engenheiro argentino Juan Ibañez. Embora apresentasse concepção convencional, foi considerado um dos melhores carros da categoria até hoje projetados no país. Equipado em sua fase de maior sucesso com motor BMW de quatro cilindros, 1,9 litros e mais de 200 cv, era um veículo muito veloz e bem equilibrado graças ao peso reduzido, ao acerto da suspensão e à aerodinâmica bem resolvida.
Tendo como pilotos o brasiliense Ruyter Pacheco e o carioca Flávio Andrade, o protótipo venceu por duas vezes seguidas os 500 Km de Interlagos (19ª e 20ª edições, em 2000 e 2001). Apenas uma unidade foi construída, e entre a prova de 2000 e 2001 toda a carenagem dianteira foi mudada. Com esta mesma configuração, alternando o uso de motores BMW de quatro cilindros turbo e seis cilindros, o biposto permaneceu participando de competições de resistência, geralmente com desempenho satisfatório.
- Protótipo Tango nas Mil Milhas Brasileiras de 1998 (fonte: site blogdamilmilhas).
- Com nova carenagem, o Tango/BMW da equipe Hollywood disputou as Mil Milhas Brasileiras de 2001 a 2005, tendo como melhor resultado o 6o posto em 2003 (fonte: site inema).
- Passados dez anos, o protótipo ainda é competitivo em provas de resistência; aqui, o carro disputando os 500 Km de Interlagos (fonte: site racecarpress).
- Tango, em 2011, no autódromo de Guaporé (RS) (fonte: site correiodopovo).