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TANDER | galeria

Sucessora da Thunderbuggy, de São Paulo (SP), representante nacional dos buggies Glaspac e fabricante, a partir de 1975, de uma réplica aproximada do célebre carro esporte Bugatti 35B 1927. Vendido pronto ou sob a forma de kit, em várias cores, o carro era montado sobre plataformas Volkswagen 1500, que mantinham a distância entre eixos porém recebiam cortes nas laterais do assoalho, de forma a respeitar o formato trapezoidal do chassi original. A carroceria, composta de nove partes (para-lamas, falso radiador, frente e painel, cobertura do motor e saias laterais), era moldada em plástico reforçado com fibra de vidro. A réplica recebia, de série, pneu estepe na lateral esquerda, freio de mão externo, dois pequenos para-brisas sem limpador, velocímetro e marcador de combustível. Como opcionais eram oferecidos dois carburadores, capota, para-brisa convencional, pneus largos, conta-giros, marcador de temperatura e pressão do óleo e porta-malas dianteiro. A empresa tinha capacidade para fornecer cinco conjuntos por mês.

No X Salão do Automóvel, em outubro de 1976, já com novo nome – Tander Car Indústria e Comércio de Veículos Ltda. –, a empresa lançou nova réplica, chamada Bugatti Royale, desta vez em quase nada semelhante (exceto no formato do falso radiador) a qualquer automóvel anteriormente construído pelo grande fabricante francês. O carro recebeu duas pequenas portas, para-lamas contínuos integrados aos estribos, largas rodas de liga, enormes para-choques de chapa de aço cromada na dianteira (um pouco mais discretos atrás), cinco faróis, porta-malas (sem tranca) e tampa basculante para o motor (até então o acesso se dava por duas portinholas no revestimento traseiro). O pneu de reserva, coberto com capa plástica, foi transferido para o lado direito.

Naquela altura, a Tander já comercializava os buggies Glaspac com sua própria marca, sob o nome TB (de Tander Buggy, novo nome da revenda). Dois anos depois o modelo (em tudo igual ao tradicional Glaspac, porém com chassi tubular próprio) passaria a se chamar buggy Tander Car. Em 1978, no XI Salão, foi apresentada a terceira réplica da marca: o Tander Phor 1.6, cópia livre do Ford 1929 torpedo, sempre sobre mecânica VW de motor traseiro. Em 1981 a empresa, juntamente com seus moldes e projetos, foi comprada pela L’Automobile, que manteve parte dos modelos em produção por mais algum tempo.





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