TAÍBA
|
Buggy com duas portas fabricado em Fortaleza (CE), pela Mig Indústria e Comércio de Veículos Ltda., entre as décadas de 80 e 90. Reputado como resistente e espaçoso pelos bugueiros e aficionados nordestinos, tinha linhas “nervosas”, irregulares e cheias de ângulos, porém de personalidade. Faróis retangulares, para-brisa fixo, grande tampa para o porta-malas, para-choques volumosos, estreitos na dianteira, e santantônio duplo posicionado na extremidade da carroceria eram outras de suas características.
Além da cobertura rígida em fibra de vidro, tipicamente nordestina (modelo TR), a empresa oferecia uma capota fechada, com vidros traseiros fixos e janelas de enrolar nos assentos da frente (modelo Vip). Em 1992 a empresa foi vendida para a Magnata, que até 1995 teria mantido os modelos Taíba em produção.
- Taíba TR 1993 (fonte: site planetabuggy.forumeiros).
- Um Taíba TR visto pela traseira (fonte: site produto.mercadolivre).
- Outro Taíba TR, este de 1991, colocado à venda em 2011: os buggies da marca exalavam solidez (fonte: site planetabuggy.forumeiros).
- Taíba Vip junto a uma das balsas de travessia do rio Jaguaribe, no Ceará, em 2007 (fonte: site opiniaoemperspectiva.blogspot).
- Taíba 1994, da última série produzida, fotografado em 2020 numa praia do Ceará (foto: Carlos Antônio Guimarães Lima Filho).