> SULTAN (i)

SULTAN (i) | galeria

Concessionária Fiat de Guarulhos (SP), durante alguns anos vendeu com o nome Sultan automóveis Fiat especialmente transformados pela Sulam, especializada na fabricação de cabines-duplas e automóveis conversíveis. O primeiro modelo, o Uno Cabriolet, foi lançado no XIII Salão do Automóvel, em 1984. Depois de ter o teto retirado, o carro recebia 43 reforços na carroceria (longitudinais, transversais e na amarração das suspensões, elevando em 134 kg o seu peso), arco se segurança ao estilo targa, pequena tampa para o porta-malas, vidros traseiros com mecanismo de abertura/fechamento, defletores fixos e capota de lona de acionamento manual. A transformação podia ser executada em qualquer versão do Uno, nova ou usada.

No início de 1986 saiu o segundo modelo, desta vez um targa construído a partir do Fiat Prêmio de duas portas. O monobloco original foi parcialmente preservado, neste caso, já que foram mantidos os arcos estruturais em torno da porta e janelas laterais, além de uma barra transversal no teto, ligando as colunas “B”. A capota foi dividida em duas: uma parte rígida e escamoteável, na dianteira, e outra de lona e conversível. Diversos detalhes foram mudados ou adicionados: nova grade, quatro faróis redondos, faróis de neblina, spoiler dianteiro, pequeno defletor na tampa da mala, painéis laterais pretos, arremates plásticos nos arcos das rodas, bancos e volante esportivos, vidros e retrovisores elétricos. Também foi oferecida uma versão com motor turboalimentado e 102 cv.

Em 1988 a Sultan colocou à venda a versão personalizada Uno 1.5 RS, com turbocompressor, reescalonamento das quatro marchas, faróis duplos circulares, nova grade, para-choque com spoiler, aerofólio traseiro e para-lamas alargados. Calcula-se que tenham sido vendidos cerca de cinco centenas de modelos Cabriolet e Targa nos quatro anos em que os veículos foram fabricados.





GmailFacebookTwitter