STELLANTIS |
Grupo industrial resultante da fusão da ítalo-americana FCA (Fiat, Chrysler e Jeep) com a francesa PSA (Peugeot e Citroën).
Anunciada mundialmente em outubro de 2019, a iniciativa envolveria a união dos negócios globais dos dois Grupos sob a forma de fusão, cada qual controlando 50% da nova corporação. A operação foi oficialmente concluída em 16 de janeiro de 2021 sob nova razão social Stellantis N.V. e com sede em Amsterdã, Holanda. Dois dias depois as ações da nova empresa foram lançadas nas Bolsas de Paris, Milão e Nova Iorque.
Em julho de 2021 a empresa anunciou a criação do Stellantis Design Studio, concebido a partir do Peugeot Design Lab; estendido a todas as marcas do Grupo, também atenderá a clientes externos de diferentes áreas, de transportes a indústrias e serviços. (Naquele mesmo mês o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, conquistou o Prêmio REI, na categoria Liderança de Montadora, evento anual patrocinado pelo portal Automotive Business.)
Ainda em 2021, antes de terminar o ano, a Stellantis divulgou mais dois projetos de alcance mundial: incluir sofware como um de seus negócios, já tendo em pauta o desenvolvimento de três plataformas veiculares que utilizem sistemas de inteligência artificial, e o desenvolvimento de quatro linhas de semicondutores em associação com a Foxconn, fabricante do iPhone.
A união do extremo dinamismo da Stellantis em suas políticas de produto e de comunicação à eficiente administração das crises geradas pela pandemia da Covid e pela falta de componentes levaram-na a encerrar 2021 como líder dos mercados nacional e latino-americano, respectivamente com 38,0 e 22,9% dos emplacamentos.
No Brasil, a Fiat cresceu 34%, ocupando o primeiro lugar entre os fabricantes, com 21,7% de participação, sua picape Strada tornando-se o veículo mais vendido no país. Jeep cresceu 42,3% e seus três modelos foram líderes em suas categorias – o pequeno Renegade pelo sexto ano o mais vendido no segmento de utilitários esportivos. Citroën e Peugeot começaram a emergir da profunda crise em que se encontravam, respectivamente com 77 e 126% de avanço nos emplacamentos internos – no caso da Peugeot o melhor resultado nos últimos sete anos.
O que houve de novo a partir de 2022
- Stellantis anuncia o retorno da marca Abarth ao Brasil (03/22)
- anunciado o programa de lançamentos do Grupo para até 2025, envolvendo 28 reestilizações e 23 novos modelos (nacionais e importados) de todas as marcas da Stellantis, sete deles híbridos ou elétricos (03/22)
- Stellantis intensifica política de nacionalização de componentes como forma de neutralizar crises de fornecimento de origem externa (03/22)
- Presidente da Stellantis para a América do Sul anuncia discussão de novo ciclo de investimentos para a região, incluindo o lançamento de 43 modelos até 2025 e a produção da picape Ram no Brasil (08/22)
- Stellantis lança linha de peças de reposição remanufaturadas SUSTAINera, programa iniciado com aproximadamente cem componentes reciclados para as marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, já disponíveis em cerca de mil concessionárias autorizadas no país (10/22)
- Stellantis conquista o Prêmio AutoData 2022 na categoria Montadora de Automóveis e Comerciais Leves (10/22)
- excelentes resultados das marcas da Stellantis na América Latina em 2022: líder em automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul; no Brasil, liderança da Fiat e, pelo sétimo ano consecutivo, da Jeep no seu segmento; recorde histórico da Peugeot, com maior índice de participação dos últimos oito anos; e avanço de 37% nas vendas da Citroën (12/22)
- em associação com Senai, FuelTech e WEG, desenvolvimento de projeto de conversão de utilitários leves a combustão, novos ou usados, em elétricos, utilizando como base os modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid (importado) (01/23)
- Stellantis anuncia decisão de desenvolver soluções elétricas específicas para o país; segundo o programa Bio-Electro, dedicado a veículos híbridos com motor flex, o foco seria a nacionalização de tecnologias em combinação com o etanol: “não vamos trazer kits importados da Ásia e montar em um galpão“, nas palavras do principal executivo do grupo (02/23)
- presidente da Stellantis brasileira sugere criação de câmara setorial para debater a volta do “carro popular” (03/23)
- diante do resultado de testes realizados com um Jeep Renegade a etanol em Betim, apontando para emissões de motores híbridos a etanol de cana-de-açúcar quase 30% inferiores a modelos híbridos europeus equivalentes, o presidente da Empresa reafirma sua defesa pelo uso do etanol em sistemas híbridos flex como a melhor solução para o país (03/23)
- através de suas respectivas Associações, as redes de concessionárias Citroën e Peugeot emitem notificação extrajudicial à Stellantis cobrando medidas urgentes para solucionar a persistente falta de qualidade dos veículos e a indisponibilidade de peças de reposição (05/23)
- Stellantis retoma projeto de propulsão veicular exclusivamente a etanol (trata-se do desenvolvimento de um motor turbo somente a etanol anunciado pela Fiat em 2019, já patenteado no Brasil, e interrompido após a fusão Fiat-PSA) (07/23)
- além de aumentar o ritmo das linhas de fabricação e instalar novas estações de trabalho na fábrica de Goiana, motivada pela alta demanda pela nova picape RAM Rampage, Stellantis planeja atrair pelo menos mais cem fornecedores de componentes para Estados nordestinos vizinhos à planta (07/23)
- em Betim, apresentação da tecnologia Bio-Hybrid, solução de eletrificação híbrida que prioriza a utilização de insumos, componentes, inteligência e indústria locais, proposta pela Stellantis para suas marcas nacionais e sul-americanas; desenvolvida pelo centro tecnológico do Grupo na América Latina, foi materializada em quatro protótipos de plataformas expostos na oportunidade – três híbridos a etanol (Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-in) e um 100% elétrico (BEV) (07/23)
- Prêmio Automotive Business 2023 na categoria ESG, por seu projeto SUSTAINera de remanufaturamento de peças usadas (09/23)
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Stellantis anuncia R$ 2,5 bilhões de investimento em Porto Real, a serem aplicados em até dois anos no desenvolvimento de novos produtos, na adequação da fábrica e na unidade P&D (09/23)
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Antonio Filosa deixa a Stellantis América do Sul e assume como principal executivo global da Jeep, nos EUA; será substituído pelo também italiano Emanuele Cappellano (09/23)
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investimento de US$ 90 milhões na produção de lítio na Argentina (10/23)
- Grupo Stellantis adquire 21% das ações do fabricante chinês de automóveis elétricos Leapmotors (10/23)
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em contraponto ao comunicado público anterior da GM, Toyota e Volkswagen contra a prorrogação do Regime Automotivo de incentivo à indústria de veículos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, Stellantis se une à CAOA e HPE (Mitsubishi) para publicar Carta Aberta em página inteira nos maiores jornais do país defendendo a manutenção das regras em vigor (12/23)
- pelo terceiro ano consecutivo o conjunto de marcas da Stellantis lidera o mercado de automóveis e comerciais leves nos três principais mercados da América do Sul – Brasil, Argentina e Chile (12/23)
- Stellantis e Randoncorp foram as empresas do setor automotivo que mais registraram patentes de invenções no Brasil, em 2023; com 58 registros cada, ficaram em terceiro lugar na relação dos 50 primeiros de todo o conjunto de negócios privados da economia (12/23)
- Stellantis adquire 70% das ações da empresa Comercial Automotiva/DPaschoal e torna-se o maior distribuidor de autopeças da América do Sul (01/24)
- Stellantis anuncia ao Presidente da República novo ciclo de investimentos no Brasil, no montante de R$ 30 bilhões entre 2025 e 2030, a ser materializado em “mais de 40 novos produtos, além do desenvolvimento e produção de tecnologias de descarbonização“, em especial a Bio-Hybrid; é meta da empresa chegar à proporção de 30% de veículos 100% elétricos produzidos por ano ao final do ciclo (03/24)
- em conjunto com Senai, WEG e FuelTech, Stellantis participa da conversão de dois furgões Peugeot Partner a combustão em 100% elétricos; a proposta é colocar dez veículos para testes de operação com clientes; em função do peso do kit de conversão, a capacidade de carga do veículo foi reduzida de 650 para 450 kg (03/24)
- Stellantis informa que dos R$ 30 bilhões de recursos previstos para o País no período 2025-30, R$ 13 bilhões serão aplicados na planta de Goiana (04/24)
- Grupo Stellantis adquire 49% do capital da empresa uruguaia Nordex, montadora local de veículos Fiat, Citroën, Peugeot e das marcas concorrentes Ford e Kia (04/24)
- Grupo Stellantis forma joint venture com o fabricante chinês Leapmotor, do qual é acionista, visando a exportação de seus automóveis elétricos para a Europa, a partir de setembro, antes do final do ano alcançando os demais continentes e o Brasil (05/24)
- anunciado que, do total de investimentos previstos para o Brasil até 2030, R$ 3 bilhões serão direcionados para a fábrica de Porto Real (05/24)
- chinesa Leapmotor cria portal virtual no Brasil para divulgar a marca no país e informar sobre seu primeiro lançamento, previsto para o início de 2025 (08/24)
- criação da Stellantis Locadora, visando atender pequenas, médias e grandes empresas interessadas na terceirização da frota; o serviço inicialmente operará com veículos Fiat, Jeep e Peugeot (08/24)
- como estratégia de avançar no mercado de furgões leves de uso urbano, Stellantis promove lançamento simultâneo de três modelos idênticos em características mecânicas, capacidade e conteúdo, de três marcas pertencentes ao Grupo, diferenciando-se somente por pequenos detalhes estéticos na dianteira: Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert – todos importados do Uruguai (08/24)
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