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STARA | galeria

Empresa fundada em 1960, em Não-Me-Toque (RS), pelo colono holandês Johannes Stapelbroek e seus filhos, com o nome Stapelbreok & Cia. Ltda.. Hoje denominada Stara S.A. Indústria de Implementos Agrícolas, desde 1999 conta com participação acionária minoritária da alemã Amazon Werke. Da construção inicial de máquinas simples, a Stara veio continuamente diversificando a produção, hoje dispondo de mais de 60 equipamentos em linha: são carretas agrícolas, implementos tracionados, plataformas para colheita e uma vasta gama de pulverizadores e distribuidores de fertilizantes e sementes. À exceção da família de pulverizadores Corisco, montada sobre tratores de rodas, até 2009 a Stara não dispunha de nenhum equipamento autopropelido em catálogo, o que passou a ocorrer, naquele ano, com a aquisição do controle da paranaense SPW e de sua linha de máquinas.

Os dois pulverizadores automotrizes da SPW foram imediatamente colocados em produção pela Stara, sem alterações significativas, com as mesmas especificações técnicas e novos nomes: Gladiador 2300 e 3000. Com base no último, da qual preservou todas as características, a Stara preparou o distribuidor de fertilizantes e sementes Hércules 5.0, com reservatório de aço inoxidável para 5 m³ e rendimento de até 50 ha/h. Um modelo menor seria lançado em 2012 – Hercules 3.8, com motor MWM de 153 cv, tanque de 4 m3 e rendimento de 47 ha/h.

No final de 2010, em coincidência com seu aniversário de 50 anos, a empresa inaugurou nova planta de fundição e usinagem em Carazinho (RS). Ao mesmo tempo, três novos modelos de pulverizadores foram lançados: a versão 4×2, com transmissão mecânica, do 2300; o Gladiador 2700 Hidro, com tanque para produtos químicos de 2.300 l, transmissão hidrostática 4×4 e motor de 185 cv; e o inédito Imperador 3100, primeiro pulverizador do mundo com barras centrais. Com a mesma motorização MWM de 185 cv (posteriormente 215 cv), transmissão hidrostática 4×4 e suspensão pneumática ativa, possuía tanque de 3.100 l, barras de 30 m de largura e vão livre de 1,65 m, o maior do mercado. Pouco mais tarde seria lançada a versão 3100 CA, com pneus de alta flutuação, especial para a cultura de cana-de-açúcar.

Todos os modelos autopropelidos da Stara vêm equipados de fábrica com moderno sistema eletrônico para agricultura de precisão, com controle operacional orientado por satélite e monitor com tela colorida própria para visualização tridimensional de gráficos e mapas. Dentre as funções possíveis do sistema estão: monitoramento da produtividade e do percurso da máquina, regulagem da vazão dos insumos, piloto automático e balança eletrônica.

Em 2011, após firmar acordo com a empresa argentina Pauny, a Stara anunciou o ingresso no mercado de tratores agrícolas pesados, com início de produção previsto para o ano seguinte, em nova unidade fabril a ser provavelmente construída no Rio Grande do Sul. Os planos compreendiam a fabricação de seis modelos, com motores Cummins entre 120 e 310 cv, alguns deles articulados e dotados de suspensão dianteira por molas helicoidais. Os tratores utilizariam a marca comercial Rinno S. Em contrapartida, pulverizadores Stara seriam produzidos na Argentina pela Pauly. Em abril de 2013, contudo, antes que se iniciassem os investimentos, a crise econômica do país vizinho levou ao rompimento do  acordo.

Os planos de diversificação da Stara, no entanto, se mantiveram, como ficou patente poucos dias depois, na 20a Agrishow, quando a empresa anunciou ter firmado acordo com outro fabricante de tratores, dessa vez a italiana Argo, visando a produção imediata do modelo ST MAX 105, de 4,36 t. (O grupo italiano Argo Tractors é proprietário das marcas de tratores agrícolas Valpadana, Landini e McCormick. Modelos Landini são fabricados no Brasil: a partir de 2006 pela Montana e, desde 2015, em fábrica própria. A marca McCormick teve origem na aquisição das instalações britânicas da Case, em 2000, quando da fusão entre Case e New Holland e criação da CNH.) O modelo escolhido pela Stara é oriundo da linha T-Max, da McCormick. Nacionalizado em tempo recorde, foi oficialmente lançado em agosto de 2013, na 36a Expointer. Com tração 4×4, trazia motor Perkins de 4.400 cm3 e 105 cv, câmbio de 12 marchas com reversor e freios a disco em banho de óleo; na cabine, ar condicionado, piloto automático de série e regulagem do volante, comandos e assento.

Não descuidando de sua principal linha de produtos, naquela mesma feira a Stara lançou a versão menor do seu inovador modelo de pulverizador de barras centrais, Imperador 2650 (Cummins de 198 cv), com bitola variável, tanque de 2.560 l, barramento de até 30 m e vão livre de 1,55 m. Em 2015, na 22a Agrishow, a gama de tratores foi ampliada com dois modelos mais pesados – ST MAX 150 e 180 (150 e 180 cv), de 7,14 t, com motor MWM de 6,0 l e câmbio semiautomático de 54 marchas à frente e 18 a ré. Como equipamento original, os tratores traziam computador de bordo com piloto automático, conexão “inteligente” com o implemento acoplado e todas as funções de controle para agricultura de precisão.

O que houve de novo a partir de 2016

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