STANDARD VANGUARD |
Marca de automóveis populares da empresa britânica Standard, fundada em 1903, e que em 1945 assumiu o controle da Triumph. Em 1961, após ter sido adquirida pelo grupo Leyland, a marca Standard foi descontinuada, em seu lugar sendo destacadas Vanguard e Triumph. O modelo Vanguard foi descontinuado em 1963 e a Triumph, já então sucessora da Standard, extinta em 1984.
Em 1952, a firma brasileira Intimex, revendedora FNM na época, encomendou projeto de fabricação de automóveis Vanguard no país, do qual participou Sydney Latini, futuro secretário executivo do Geia. Três anos depois, em 1955, foi a própria firma britânica que tomou a iniciativa, criando em São Paulo (SP) a subsidiária Standard Motors S.A. – Veículos, Acessórios e Peças, com expectativa de evoluir “progressivamente” para a produção de automóveis e veículos comerciais.
A primeira iniciativa não teve continuidade. A da Standard Motors, contudo, foi parcialmente concretizada, a empresa aqui se instalando como fabricante de autopeças, com planta em São Bernardo do Campo (SP), onde a partir de 1957 passou a fabricar válvulas e, dois anos depois, cruzetas e terminais de direção.