SPOHR, SCHNEIDER
|
Fundada em 1945 por Carlos Wilibaldo Spohr e Elemar Schneider, a Spohr, Schneider & Cia Ltda. assumiu a firma Carrocerias Alto Taquari, de 1927, um dos primeiros fabricantes de carroçarias do país. Com oficina instalada em Vila Corvo (ex Distrito de Estrela, hoje município de Colinas, RS), por longos anos a empresa trabalhou exclusivamente com estruturas de madeira, construindo carrocerias para carga e passageiros.
No final da década de 60 seu foco foi deslocado para a fabricação de carroçarias com estrutura metálica, embora permanecesse a produção de carrocerias de madeira para caminhões e, em pequena escala, de lotações e ônibus (entre 1967 e 1972 foram fabricadas cerca de 30 carrocerias urbanas e 65 rodoviárias, com média de 15 unidades/ano). Seus veículos então acompanhavam o estilo da época, levando para-brisas panorâmicos, colunas inclinadas e janelas duplas deslizantes. Na década de 70, ao entrar no ramo de carrocerias frigoríficas, mudou-se para novas instalações no município de Estrela (RS).
Até hoje sob o controle da família Spohr, a empresa opera como fabricante de baús e isotérmicas para caminhões, agora sob a razão social Altari S.A. Viaturas e Refrigeração.
<altari.com.br>
[LEXICAR agradece a contribuição de Régulo Franquine Ferrari na atualização desta página.]
- Imagem da fábrica da Spohr, Schneider, em Estrela, no final da década de 50; à frente do prédio, dois antigos ônibus Ford dos anos 40; note, no alto da fachada, a data de fundação da oficina (fonte: site memoriagaucha).
- Ford 1946 com carroceria Alto Taquari da Empresa Konrath, de Novo Hamburgo (RS) (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
- Ônibus Alto Taquari em chassi Ford F-600 da Empresa Estrela do Norte, de Estrela (RS) (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
- O ônibus da Estrela do Norte mostrando a surpreendente qualidade de acabamento de sua carroceria (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
- Lotação Spohr sobre chassi Mercedes-Benz LP-312 1957, matriculado em Bom Sucesso do Sul (PR) e fotografado no Rio de Janeiro, em 2010 (foto: Antônio Moreira).
- O mesmo lotação anterior em vista traseira (foto: Antônio Moreira; fonte: Régulo Franquine Ferrari / Ônibus & Cia).