> SPOCAR

SPOCAR | galeria

Operando desde o início da década de 70 em Mogi das Cruzes (SP) como oficina de reparo de veículos, em 1982 a Spocar passou a se dedicar com exclusividade à transformação de picapes médias Ford e Chevrolet em cabines-duplas. Seguindo o receituário da época, os carros podiam receber janelas “panorâmicas”, santantônio com faróis de longo alcance, quebra-mato, rodas cromadas, sistema de som, acabamento luxuoso e pintura personalizada. Adicionalmente, a empresa preparava novas lanternas traseiras para as picapes, substituindo as originais, pequenas e pouco visíveis.

Em 1985, quando modificava entre quatro e cinco carros por mês, a empresa introduziu em seus veículos uma solução técnica inédita no mercado, a um só tempo simples e brilhante: o alongamento das portas em 25 cm, praticamente solucionando o problema crônico de acessibilidade ao banco traseiro encontrado nesses veículos.Em pouco tempo a produção foi diversificada com cabines-duplas sobre picapes leves Ford Pampa, Chevrolet Chevy e Volkswagen Saveiro, versões com teto elevado, stations, kits para baja bugs e transformação de automóveis e picapes médias em limusines. Também o pacote de opcionais foi enriquecido: novas grades e para-choques, faróis múltiplos, vidros verdes, aparelhos de TV e vídeo, geladeira, bancos reclináveis e tampão marítimo, entre outros.

Como a quase totalidade dos fabricantes de veículos de pequena série, também a Spocar sofreu o impacto recessivo do Plano Collor e da liberação das importações. A demanda por seus produtos caiu drasticamente. Em busca da sobrevivência, lançou mão de mais um projeto criativo, de custo muito mais reduzido do que uma transformação normal, ao qual chamou Cabine Dupla Reversível. Lançado em 1993, se constituía em uma cabine monobloco de plástico reforçado com três portas, equipada com sofá-cama, que podia ser rapidamente montada em qualquer picape, no lugar da caçamba. A iniciativa não foi suficiente para equilibrar seus negócios e antes do final da década a Spocar encerrou a produção.





GmailFacebookTwitter