SPIRIT
|
Protótipos de baixo custo e ótimo desempenho construídos no Ceará pelo engenheiro e piloto Alexandre Romcy. Dois modelos foram desenvolvidos até o momento. AR3, o primeiro deles, com cockpit fechado e apresentado em outubro de 2011, tomou por base o monoposto Proton AR1, anos antes projetado pelo próprio Alexandre para a Fórmula V 1.8 cearense. À estrutura tubular original foram acrescidos elementos adicionais para suporte da carenagem, aumentando em 20 kg o peso do carro.
O conjunto mecânico era o mesmo do AR1: motor VW AP 1.8 a álcool com 130 cv, montado em posição central, transmissão VW 1500 ou 1600 boxer com câmbio manual de quatro marchas, suspensão dianteira Fusca, suspensão traseira de projeto próprio com barras tensoras, molas helicoidais e amortecedores de motocicletas Honda XR 200 ou 250, semi-eixos de Fusca, freios a disco nas quatro rodas de origem VW e rodas de 14″. O radiador foi transferido para a dianteira, em posição horizontal. Tinha carenagem (plástica reforçada com fibra de vidro) aerodinamicamente moderna e bem realizada. O acesso do piloto se dava por ampla porta à esquerda, com abertura para o alto, incluindo grande parte do teto.
Já a partir de 2011 o carro passou a disputar o Campeonato Cearense de Esporte Protótipo, competindo com os CTM, porém cada um em categoria própria. Dez anos após lançado, continuava competitivo em provas nordestinas.
Novo protótipo foi apresentado em 2018. Dessa vez partindo do concorrente CTM 2000, foi denominado APW – referência aos prenomes de Alexandre, do amigo Pedro Virgínio, criador do CTM, e de Walber Dantas, modelista da carroceria do novo carro. Também concebido como veículo para provas de longa duração, é oferecido em versão aberta ou fechada, com acesso por duas portas tipo asa de gaivota, podendo receber diversas motorizações.
[LEXICAR agradece a contribuição de Daniel Vieceli na elaboração desta página.]
- Os dois primeiros Spirit AR3, construídos a partir do Proton AR1; à esquerda, Alexandre Romcy, seu criador (fonte: portal nivelandoaengenharia).
- O protótipo cearense Spirit AR3 (fonte: portal nivelandoaengenharia).
- Spirit AR3 (fonte: portal nivelandoaengenharia).
- Um AR3 construído a partir do monoposto AR1L, denunciado pelo santantônio saliente (fonte: portal nivelandoaengenharia).
- Spirit AR3, trazendo mecânica VW AP 1.8 em posição central (fonte: portal nivelandoaengenharia).
- Alguns AR3 receberam "barbatana dorsal" sobre a carenagem do motor, como neste carro; nele, Tarquílio Pimentel fez o melhor tempo nos treinos da última corrida do Campeonato Cearense de 2019 (fonte: portal carrosecorridas).
- Walber Dantas trabalhando na modelagem da carroceria do Spirit APW, em 2018.
- Spirit APW na versão aberta (fonte: portal carrosecorridas).
- Spirit APW com carenagem fechada.
- Spirit APW.
- Um dos dois APW da Equipe DAG a disputarem o Campeonato Cearense de Esporte Protótipo de 2019 (fonte: portal carrosecorridas).
- O carro 21 da Equipe DAG (fonte: portal carrosecorridas).