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Tradicional empresa finlandesa fabricante de caminhões, constituída em 1931. Estatizada em 1985, integrou-se em 1994 aos negócios de equipamentos agrícolas e de transporte da também estatal finlandesa Valmet (posteriormente Valtra). Em 1997 a Valmet foi privatizada; no mesmo ano a Sisu firmou acordo de participação e cooperação com a Renault V.I., divisão de veículos comerciais do fabricante francês, da qual hoje utiliza as cabines basculantes para os seus modelos. Em 2004, com a aquisição da Valtra pela transnacional AGCO, a Sisu foi fracionada, ficando a unidade de caminhões com um grupo de investidores locais e passando o negócio de motores diesel para a AGCO.

Em 1989, interessada no potencial do mercado brasileiro, a Sisu teria iniciado estudos de viabilidade para eventual fabricação de caminhões pesados no país; a avaliação teria sido conduzida, a seu pedido, pela filial brasileira da conterrânea Valmet. Nada, porém, foi concretizado. Quase dez anos depois, em 1998, a Sisu lançou seu primeiro – e até hoje único – veículo automotor fabricado no Brasil: o caminhão-trator para pátios e terminais portuários Ottawa Commando 50. Tratava-se de um cavalo-mecânico especializado construído pela Valtra, em sua fábrica de Mogi das Cruzes (SP), por demanda da Sisu Terminal Systems do Brasil Ltda., firma especialmente criada para comercializar e fornecer assistência técnica para o veículo. (A Ottawa era uma empresa fabricante de equipamentos de movimentação de carga norte-americana que teve o controle adquirido pela Sisu em 1993, hoje pertencendo à Kalmar, do grupo finlandês Cargotec.) Equipado com 5ª roda de elevação hidráulica e engate/desengate rápido, possuía motor Cummins de 174 cv, transmissão automática, suspensão dianteira por molas semi-elípticas, eixo traseiro rígido sem suspensão, freios pneumáticos tipo came e direção hidráulica. A cabine, com um lugar, tinha duas portas (convencional, na lateral esquerda, e deslizante na traseira), assento regulável com suspensão a ar e sistema de ventilação forçada.

Como fabricante de motores, a Sisu está presente no Brasil desde 1993 sob o nome comercial Sisu Diesel. Estruturada como divisão da Valmet/Valtra, com ela compartilhava as instalações para produzir motores de três, quatro e seis cilindros destinados às máquinas agrícolas e equipamentos de construção de sua fabricação. Mais de 50 mil unidades foram produzidas até 2004, quando o controle da empresa foi adquirido pela AGCO. A partir daí, elevada à condição de supridora oficial das duas marcas do grupo – Valtra e Massey Ferguson – a Sisu Diesel cresceu rapidamente, quase que duplicando a produção, passando de 5.000 unidades/ano em 2005 para 9.500, dois anos depois.

A atual linha de motores da Sisu compreende unidades de até sete cilindros, com deslocamento entre 3,3 e 9,8 litros e potências de 50 a 500 cv. São unidades de concepção moderna, com componentes intercambiáveis, camisa úmida, fluxo cruzado e (alguns deles) quatro válvulas por cilindro e injeção common rail. A empresa foi a primeira do país a homologar motores agrícolas para uso de mistura B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel); em 2009 foram colocados à venda seus primeiros motores 100% movidos a biodiesel.

Em 2008 a divisão de motores do grupo foi renomeada AGCO Sisu Power, hoje simplesmente AGCO Power. Ao completar 30 anos, em 2023, a unidade chegou a 300.000 motores agrícolas produzidos.

<agco.com.br>   <agcopower.com>





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