SIDCAR
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Uma das mais ativas transformadoras de picapes das décadas de 80 e 90, a Sidcar (originalmente Sid-Car) foi criada em 1972, em Mogi das Cruzes (SP), como oficina de lanternagem e pintura de automóveis. Em 1981, com a expansão do modismo das cabines-duplas, a empresa passou à nova atividade com grande sucesso, em dez anos alcançando a marca de 5.000 veículos transformados. Desde o início a Sidcar trabalhou com picapes Ford e Chevrolet (ainda que esta possuísse cabines-duplas “de fábrica”), denominando os modelos delas derivados respectivamente Oregon e Montana (mais tarde Indiana). A empresa foi bastante conservadora em suas primeiras criações, mantendo inalteradas a linha de cintura e a dimensão das janelas, em coerência com o veículo original e sem alterar seu estilo, no máximo se permitindo agregar nova grade aos modelos Ford. A extensão era executada em chapas de aço e recebia tratamento contra ferrugem; o acabamento e a pintura eram cuidadosos, dando a empresa garantia de dois anos para os serviços.
Em 1984, seguindo a moda vigente, as picapes com janelas “panorâmicas” já dominavam a produção. A oferta de acessórios e equipamentos era diversificada: ar condicionado, poltronas giratórias, bancos traseiros conversíveis em cama, forração em couro, vidros elétricos, guincho, quebra-mato, rodas de liga, tampão de fibra para a caçamba. Aproveitando o crescimento quase explosivo do mercado daqueles anos, a Sidcar tratou de diversificar a linha de produtos (disponibilizados apenas com duas portas), passando a converter caminhões e picapes leves em cabines-duplas e picapes médias em caminhonetes. Estas, denominadas Dallas, possuíam teto elevado em dois níveis, opção de duas ou três janelas laterais e bagageiro com escada traseira de acesso. No final de 1987 foi agregado o modelo Nevada, caminhonete curta ao estilo blazer, com janela única e fixa na lateral traseira.
A Sidcar foi uma das raras empresas do setor a conseguirem suportar o baque do Plano Collor e da abertura do mercado às importações. Sua qualificação técnica foi reconhecida pelo Inmetro, que em 1992 lhe conferiu um dos primeiros certificados de conformidade do país no segmento de transformações. Naquele mesmo ano, aproveitando o ensejo da renovação da linha de utilitários Ford, a empresa redesenhou o modelo Dallas, dando ao veículo traços mais discretos e equilibrados. Como forma de enfrentar a recessão, passou a investir mais fortemente na transformação de caminhões, onde ainda tinha atuação marginal. Tendo como maior clientela empresas prestadoras de serviços públicos, construía quatro versões de cabines para qualquer marca e modelo de caminhão nacional: alongadas (chamadas “semi-duplas”) e duplas com duas, três ou quatro portas. Apesar do novo mercado já então representar parcela significativa de seu faturamento, o volume de negócios não foi contudo suficiente para manter a empresa em operação, levando-a a encerrar as atividades antes da passagem do século.
- Chevrolet Montana, transformação Sidcar em cabine-dupla; nela, a picape Chevrolet teve a distância entre eixos aumentada, diferenciando-a da cabine-dupla produzida pela GM.
- Ford Oregon: os primeiros modelos de cabine-dupla Sidcar ainda traziam linhas discretas.
- À esquerda, nesta publicidade de dezembro de 1983, uma inesperada picape Chevrolet com cabine estendida.
- Montana 1985 com janelas panorâmicas.
- Mantendo o nome das versões – Montana (na foto) e Oregon – a Sidcar passou a oferecer janelas panorâmicas para as cabines-duplas Chevrolet e Ford; no primeiro caso, o nome Montana seria a seguir substituído por Indiana.
- Chevrolet Montana.
- Em 1987 a cabine-dupla Montana passou a chamar-se Indiana (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Chevrolet Indiana 1987 com grade, faróis e lanternas personalizados.
- Ford Oregon com janelas panorâmicas.
- Chamava-se Dallas a picape Ford F-1000 transformada em caminhonete pela Sidcar.
- Ford Dallas: a caminhonete podia ser fornecida com diferentes entre-eixos e arranjos das janelas laterais.
- Ford Dallas em chassi curto (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Ford Pampa 4x4 1985 com cabine dupla Sidcar.
- Cabine-dupla Ford Oregon II - a Oregon na versão com teto alto.
- Chevrolet Indiana e Ford Oregon em publicidade de junho de 1990.
- Cabine dupla D-20 em propaganda de 1991 registrando a marca de 5.000 picapes transformadas pela Sidcar.
- Chevrolet D-20 com carroceria blazer Nevada.
- Ford F-1000 1992 com a nova carroceria da Sidcar.
- Caminhões Ford com cabine-dupla preparados para a concessionária de energia do Estado do Rio de Janeiro alinhados diante da fábrica da Sidcar; a imagem é de 1992.
- Caminhão Mercedes-Benz com cabine "semi-dupla", transformação da Sidcar.
- Mercedes-Benz com cabine dupla Sidcar de quatro portas.
- Acostumada a veicular propagandas em página dupla nas grandes revistas de automóveis da década de 80, as últimas peças publicitárias da Sidcar, de 1997, se resumiam a pequenas inserções de 6x9 cm, como esta.