SHACMAN |
Marca de caminhões da empresa chinesa Shaanxi Automobile Group Co., Ltd., apresentada pela primeira vez no Brasil em outubro de 2011 em stand próprio na 18ª Fenatran. Na oportunidade, representantes da empresa comentaram “o desejo” de iniciar a construção de fábrica no país já no ano seguinte, possivelmente em Caruaru (PE), com início de operação prevista 2014 e produção de 10.000 unidades/ano. Em maio do ano seguinte, em viagem do governador de Pernambuco à China, foi oficialmente anunciado investimento de um bilhão de reais na nova fábrica. Segundo o comunicado, as instalações seriam inauguradas em 2013; lá seriam produzidos cinco modelos de caminhões, além de chassis e carrocerias de ônibus. Os primeiros caminhões importados da marca foram introduzidos no mercado no início de 2012, quase que simultaneamente ao vigoroso aumento da taxa do IPI determinado pelo governo federal para veículos importados.
Em 2013 os planos da Shacman já eram outros: sob a marca Metro-Shacman, um grupo de investidores brasileiros aplicaria R$ 400 milhões na adaptação de um galpão industrial em Tatuí (SP) para a fabricação de caminhões pesados e extrapesados a partir de meados de 2014. No final de 2013, na 19a Fenatran, a empresa apresentou o protótipo do seu primeiro caminhão nacionalizado, que já então contaria “com mais de 80% de componentes produzidos no Brasil” – o cavalo mecânico TT 440 6×4, equipado com motor Cummins de 440 cv e transmissão automatizada. Em abril de 2015, ainda não tendo iniciado a produção do modelo, a empresa montou stand na feira militar LAAD, no Rio de Janeiro, onde anunciou que já iniciara processo de seleção de um ou mais viaturas “exclusivas para o segmento militar“, para fabricação local em paralelo com a linha de veículos de uso civil.
<metroshacman.com.br>