SCHEID
|
Empresa fabricante de motor-homes, fundada em meados de 1988 por Pedro Scheid (lê-se ‘cháid’), primeiro construtor de veículos de campismo no país. Ex-funcionário da Varig, em 1965 criou a pioneira Turiscar, da qual se afastou quase vinte anos depois. Com a intenção declarada de produzir “o melhor e mais moderno motor-home brasileiro“, no final da década fundou a Scheid Veículos de Recreio, em Novo Hamburgo (RS).
Relembrando sua empresa anterior, Pedro adotou como logotipo os mesmos três patos em vôo da Turiscar, só que em direção contrária. Optando pelo fornecimento de veículos de grande porte, utilizava como base chassis e plataformas com motor central ou traseiro, sobre as quais montava carrocerias de estilo próprio, com estrutura monobloco em tubos de aço de seção quadrada (na base) e perfis de alumínio (na carroceria). Introduziu – fato raro no setor – a construção padronizada, a racionalização fabril e a utilização de meios computadorizados no projeto.
Veículos de concepção técnica inteligente, eram super-equipados e de acabamento primoroso, recebendo isolamento termo-acústico de isopor e lã de rocha, assoalho totalmente plano (a escada de acesso era externa, de acionamento pneumático), tanque de água e dejetos em posição central (contribuindo com a estabilidade), fiação elétrica em dutos, computador de bordo, aquecimento do boiler pelo radiador do motor, persianas deslizando em canaletas de feltro, clarabóias com mosquiteiro, poltronas giratórias, câmera para manobras de ré. Dentre os equipamentos (alguns opcionais), ar condicionado central, forno de microondas, lavadora e secadora de roupas, lavadora de louças e banheira de hidromassagem.
Modelos de menor porte seriam lançados a seguir, sempre da Classe A (hoje disponíveis sobre chassis ou plataformas Agrale, Scania, Volvo, Mercedes-Benz ou Volkswagen). Em 1999 Pedro Scheid cedeu o controle da empresa para seus sobrinhos. Transferida para São Leopoldo (ainda no Rio Grande do Sul), a linha de modelos foi expandida, passando a contemplar todas as categorias de veículos: além da tradicional Classe A, para até oito passageiros, com os modelos Executive SL (de Super Luxo), Destiny Luxo e Conquest, respectivamente com 11,20, 8,50 e 8,20 m de comprimento, também as classes B (sobre chassis-cabine, chamada Conect Junior – mais tarde SL) e C (adaptação de vans – Conquest Jr). Na nova fase o estilo da carroceria não foi significativamente modificado, porém os produtos inicialmente perderam um pouco em sofisticação, acabamento e padronização, para logo recuperar a respeitabilidade e qualidade dos anos iniciais.
<motorhomescheid.com.br>
- Reboque para transporte de passageiros construído para a Beira Mar Transporte, de Mostardas (RS) - provavelmente um dos primeiros fornecimentos da Scheid (fonte: portal clubeonibusmonteiro).
- Motor-home Scheid, padrão de qualidade na categoria na década de 90.
- Scheid 900, de 1994, sobre chassi Mercedes-Benz 814, posto à venda em 2007 (fonte: Motor Home).
- Um dos modelos Scheid de 2006: Destiny Luxo, para chassis leves e médios.
- Scheid Executive Super Luxo, para plataformas e chassis pesados, também de 2006.
- Duas peças de propaganda da linha Scheid - de dezembro de 2006 ...
- ... e de abril de 2007.
- Com novos faróis e acabamento menos cuidado (evidenciado pelas ondulações do revestimento externo) o primeiro modelo Scheid ainda era oferecido no site da empresa, em 2011.
- Conquest Jr, transformação de van Iveco Daily em motor-home, o menor modelo do catálogo 2015 da Scheid; também pode ser fornecido sobre base Renault Master ou Mercedes-Benz Sprinter.
- Scheid Conect SL - motor-home sobre chassi-cabine Iveco Daily.
- O motor-home Iveco Conect SL visto pela traseira.
- Scheid Destiny Luxo, com 8,20 m, para seis passageiros.
- Motor-home Scheid Conquest (seis passageiros, 8,50 m).
- Scheid Conquest em imagem extraída de material de divulgação da Agrale - fornecedora do chassi (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- O modelo Executive SL (oito passageiros, 11,20 m) na versão 2014-15.
- No segundo semestre de 2015 o luxuoso Executive ganhou novo design dianteiro.
- Exatamente o mesmo carro, emplacado em Brusque (SC), é visto no sul de São Paulo em março de 2020; o chassi é VW 17.280 (foto: LEXICAR).
- Scheid Executive 2015 trafegando pela BR-116 em março de 2020 (foto: LEXICAR).