> SAV

SAV | galeria

Constituída em dezembro de 2021, em Caxias do Sul (RS), a SAV Motors do Brasil tem como atividade principal “Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários“. Seus sócios administradores, Edson Orikassa e João Paulo Cunha Melo, respectivamente engenheiro mecânico e designer, têm trajetória profissional vinculada à indústria automobilística – Orikassa na Toyota, João Paulo na Fiat, Marcopolo e Renault, além responsável pelo desenho do furgão Arrow, da start-up Arrow Mobility.

Um primeiro movimento no sentido de produzir um automóvel ocorreu em março de 2022, quando a imprensa mineira anunciou a instalação de uma “unidade de montagem” em Carmo do Cajuru (MG), com incentivos fiscais do Estado e Município. A produção “começaria pequena, mas com grande potencial de expansão para fabricar para o mercado externo“, utilizando elementos mecânicos Fiat ou Volkswagen.

A mudança para Minas Gerais não aconteceu, mas o conceito do projeto foi aprofundado e se voltou para um veículo de lazer, motivado pelo crescimento do movimento turístico para o Nordeste brasileiro. Textualmente, a SAV declarava acreditar “que é o momento certo para investir na criação de um novo veículo de lazer, pensado para locação. Um produto que não apenas potencialize a experiência de explorar o Nordeste, mas também ofereça aos operadores de turismo e hotéis uma solução prática e diferenciada para atrair e fidelizar seus clientes“. Seu lema passaria a ser “Mais que um buggy, um SAV“.

Um protótipo sem carroceria e com estrutura em tubos de seção quadrada foi construído em 2023 para validar componentes e uso em terrenos acidentados. Passo definitivo ocorreria, por fim, em setembro de 2024, quando se uniu à Rhino Off Road, de Maringá (PR), empresa com grande experiência na construção de veículos 4×4 para competições cross country. A associação teria como objetivo desenvolver um fora-de-estrada leve para turismo e lazer, se responsabilizando a Rhino pelo chassi e a SAV pelo design e carroceria.

Com porte intermediário entre buggies e UTVs, o carro receberia conjunto mecânico Volkswagen (motor 1.6 de 120 cv e câmbio manual de cinco marchas) montado na metade traseira; a carroceria seria fornecida por empresa não divulgada. Era expectativa da SAV efetuar as primeiras entregas entre o final de 2025 e o início de 2026.

A SAV não pretende ter rede própria de concessionárias, tendo em mente uma proposta aparentemente utópica: buscar “parceria com revendas de marcas de luxo, como Audi e BMW, para expor o veículo em uma parte do showroom: quando um cliente visitar a loja terá contato com o buggy exposto e, caso tenha interesse, poderá avançar com a encomenda.”

<savmotors.com>





GmailFacebookTwitter