SANY |
Fundada em 1989 e desde 2008 exportando para o Brasil, a Sany Heavy Industry é um dos maiores fabricantes chineses de equipamentos de construção. Numa seqüência de decisões surpreendentemente rápida em se tratando de empresa asiática, em poucos meses a Sany concretizou sua instalação no país: em fevereiro de 2010 anunciou a intenção de aqui produzir suas máquinas, meio ano depois iniciava a instalação de uma linha de fabricação em área industrial alugada, em São José dos Campos (SP), e em janeiro de 2011 lançava o primeiro produto “nacional”, um modelo de escavadeira hidráulica montada com componentes 100% importados – SY215C, para 21,5 t, com motor Mitsubishi de 153 cv.
Em maio montou o primeiro guindaste hidráulico sobre pneus STC75, para 75 t, com 374 cv e alcance de até 61 m, e logo a seguir introduziu em linha modelos de 25 e 50 t (STC25 e 50). Em 2013 foi a vez do compactador de solo SSRD120 (13,6 t, motor Cummins de 125 cv) e da motoniveladora SHG190 (15,3 t, Cummins de 198 cv). Operando sob a forma SKD com a participação de algumas dezenas de empregados chineses na linha de montagem, a empresa tem capacidade instalada de 500 unidades/ano.
Os planos da Sany também incluíam a construção de fábrica própria em Jacareí (SP), com início de operação previsto para 2013, quando seria dado início à efetiva nacionalização dos equipamentos. No entanto, pequena oscilação de demanda observada no mercado brasileiro de máquinas imediatamente levou a empresa a retardar o projeto, no início de 2013 paralisando as obras de construção da fábrica, logo após concluída a terraplanagem do terreno.
Em julho de 2014 a Sany anunciou a retomada do empreendimento, prevendo a inauguração das novas instalações em 2016, a partir de quando toda sua linha de escavadeiras seria nacionalizada. Mais uma vez nada ocorreu. Exatamente um ano depois, executivos da empresa “reafirmaram” a realização dos investimentos, desta vez, contudo, informando que os mesmos ocorreriam “de forma gradual, conforme o ritmo de recuperação da economia brasileira“. Então se procederia à “nacionalização de alguns modelos“; eventualmente também seria desenvolvido um modelo de retroescavadeira específico para o país.
Em maio de 2017 a empresa anunciou a retomada das obras em seu terreno de Jacareí, inicialmente limitando-se à construção de um centro de distribuição de peças e serviços. Em outubro a fábrica foi finalmente inaugurada e para lá transferidas as operações de São José dos Campos. As raras informações divulgadas pela Sany não permitem aferir o índice de agregação nacional aos produtos aqui montados, certamente reduzidíssima – se houver alguma. Em entrevista concedida à Revista M&T, em 2022, em resposta a indagação sobre a ocupação da capacidade instalada de sua fábrica brasileira, um alto executivo da empresa somente se referiu à área total do empreendimento, “que inclui a área administrativa e um armazém com 21 mil part numbers, com valor estimado de 50 milhões de dólares“.
<sanygroup.com>