SANTO AMARO |
Uma das principais revendedoras Ford do país, a paulistana Companhia Santo Amaro de Automóveis também procedeu à transformação de veículos para comercialização em suas agências. Suas primeiras criações foram apresentadas em 1981, no XII Salão do Automóvel – os conversíveis Corcel II e Del Rey. As transformações tomavam como base modelos de duas portas, que tinham o teto cortado na base das colunas traseiras e recebiam diversos reforços estruturais (transversais sob o piso, ao longo da soleira das portas, nas colunas dianteiras, sob o painel de instrumentos e diagonais no vão do motor). Só então o teto de aço era cortado junto ao para-brisa e totalmente retirado, ganhando capota de lona e opção de estofamento de couro. Também a suspensão traseira era revista, recebendo novas molas e amortecedores. A modificação era feita por encomenda, podendo ser efetuada em carros novos ou usados.
Testado pela revista 4 Rodas em 1982, o Del Rey conversível apresentou vibrações indesejadas em pisos irregulares, função do insatisfatório equacionamento da redução da resistência torsional causada pela eliminação do teto. A Santo Amaro também procedia à transformação de picapes Ford F-1000 em cabines-duplas de estilo discreto, dotando-as de acabamento interno personalizado.