SANT’ANA
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Pequena oficina metal-mecânica de Curitiba (PR) administrada pelos irmãos Drulla, a Fábrica Sant’ana Ltda. se dedicava à pintura e recuperação de carrocerias de automóveis. No início dos anos 50 iniciou a construção de carrocerias completas, chegando a anunciar como sua “especialidade” a fabricação de auto-lotações montados sobre chassis leves e médios de origem estrangeira.
No final da década a empresa teve presença significativa nos estados do Sul como fornecedora de cabines para caminhões FNM. Com estrutura de madeira e de construção artesanal, as cabines variavam entre si em diversos detalhes, porém seu estilo manteve uma linha de coerência ao longo do tempo. Grosso modo, pode-se tentar classificar as cabines pela combinação de três características básicas: o formato da grade (inicialmente formada por barras horizontais delgadas com uma barra vertical central, posteriormente apenas com barras horizontais largas); o grupo ótico (faróis circulares singelos com lanternas instaladas em posição inferior ou faróis duplos sobre base trapezoidal, também comportando as lanternas); e tipo de para-brisas (planos ou curvos).
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- Anúncio da fábrica de carrocerias dos irmãos Drulla publicado em 1952.
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- A grade desta cabine indica ter sido dos primeiros exemplares fabricados pelos irmãos Drulla (fonte: site alfafnm).
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- Fotografia a cores de meados da década de 60, tomada em Sorocaba (SP), mostrando um FNM com uma das primeiras cabines Sant'ana (fonte: Heuston Neno Gomes).
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- Dois FNM 1956 de propriedade de Henrique Stickling: um com cabine Brasinca (à esquerda) e um Drulla (fonte: site alfafnm).
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- "Gaita ponto", botas e bombachas: cena gaúcha nesta foto de meados dos anos 50; note a grade da cabine, já ligeiramente diferente, porém ainda com perfis delgados (fonte: Ito Bir).
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- Um modelo pouco comum, com caixa de faróis de formato retangular (fonte: site alfafnm).
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- Em meados da década as cabines Sant'ana ganharam faróis duplos sobre base trapezoidal; o caminhão da foto operava na extração de madeira, nas frentes pioneiras do oeste do Paraná (fonte: Laurindo Zatorski).
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- Mais um FNM/Drulla da mesma época (fonte: site alfafnm).
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- Em algum momento foi incluída mais uma régua na grade, além das seis existentes, reduzindo o espaçamento entre elas (fonte: site alfafnm).
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- Um FNM com cabine dos Irmãos Drulla à beira da estrada, seguido de outro com cabine de origem não identificada (fonet: Marco Tozo / alfafnm).
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- Dois FNM paranaenses com cabine Sant'ana (fonte: Marco Tozo / alfafnm).
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- Nesta fotografia colorida digitalmente uma cabine Drulla com grade de sete réguas, porém com faróis singelos (fonte: Werner Keifer).
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- Cabine Sant'ana de para-brisas curvos; de grande interesse documental, a fotografia mostra o caminhoneiro viajando com toda sua família, acontecimento relativamente comum na época (fonte: site alfafnm).
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- Igualmente documental, esta imagem demonstra a situação das precaríssimas estradas brasileiras na década de 50; o caminhão FNM e a cabine Sant'ana são de 1956 (fonte: site alfafnm).