SAN VITO |
Carro esportivo projetado pelo italiano Vito Simone, proprietário da Personal Parts, maior fabricante de kits aerodinâmicos para automóveis do país. Ex-estagiário da Willys e designer da Ford, ainda em 1986 Vito iniciara a construção de um moderno GT, inspirado nas máquinas italianas de alto desempenho, porém não chegou a concluí-lo. Em 2005 partiu para o novo projeto, então batizado Isor, em menos de três anos preparando o primeiro protótipo.
Apresentado no XXV Salão do Automóvel, em 2008, o San Vito tem chassi tubular, carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro, motor central Volkswagen turbo com injeção direta, 1,8 l e 180 cv (a álcool) e câmbio de cinco marchas, também VW. A suspensão é independente (braços triangulares e molas helicoidais na frente, barras de torção atrás) e os freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira); a direção é mecânica.
A carroçaria de dois lugares tem teto rígido removível, podendo transformar-se em targa ou conversível. A metade traseira é moldada em uma só peça, que bascula para trás, favorecendo o acesso ao motor. Comercializado pela Personal Parts, o San Vito está disponível em duas versões de acabamento, a mais completa incluindo discos de freio de stock car, faróis de xenon, vidros e retrovisores elétricos, spoiler dianteiro de fibra de carbono, toca-CD e bancos de couro. (Analisado o protótipo, a imprensa especializada criticou a ergonomia, o acabamento interno e o isolamento termo-acústico.)
Antes do final da década Vito Simone realizou, por encomenda, uma réplica livre do esportivo austríaco KTM X-Bow R, utilizando a simplória mecânica Fusca, enquanto iniciava a construção de um segundo protótipo do San Vito, com maior distância entre eixos, suspensão reprojetada, nova caixa de câmbio, direção com assistência elétrica e ar condicionado.
<vitos1.com.br>