> RURAL

RURAL | galeria

Protótipo de utilitário 4×4 construído em 1952, em São Paulo (SP), por iniciativa de Mário Barros do Amaral, representante local da britânica Rover e que anos depois apresentaria ao Geia o primeiro projeto de fabricação nacional dos jipes Land Rover. O protótipo de 1952 recebeu o nome Rural 1. Intencionalmente inspirado no jipe inglês, foi construído por Genésio Baccarelli, mecânico de uma empresa de ônibus, sob desenho do italiano Giuseppe Pazzini. A carroceria de chapas de aço, que foi montada sobre um chassi tubular, tinha capota de lona, para-brisa rebatível e portas metálicas com vidros de correr.

Todos os órgãos mecânicos eram naturalmente importados: motor Continental a gasolina, câmbio de três marchas, eixos (de automóvel Chevrolet 1940) adaptados com componentes Land Rover e caixa redutora Willys. O carro foi apresentado ao Exército, que teria se interessado em adquiri-lo. Quanto ao desejo de colocar o veículo em produção, sua realização não foi sequer vislumbrada: um segundo protótipo foi completado, porém destruído em um acidente, e o terceiro, que chegou a ser iniciado, não foi jamais concluído.





GmailFacebookTwitter