ROSSIN-BERTIN |
Primeiro esportivo de altíssimo desempenho do país, oficialmente apresentado no XXVI Salão do Automóvel, em outubro de 2010, nas versões cupê e conversível. O carro foi projetado por Fharys Rossin, ex-designer da GM nos EUA, sob o patrocínio de Natalino Bertin Jr., proprietário da Platinuss, firma importadora dos superesportivos Pagani, Spyker e Koenisgsegg.
Chamado Vorax, o automóvel trazia carroceria plástica reforçada com fibra de carbono e chassi periférico de alumínio, com perfis extrudados e peças fundidas desenvolvidos em conjunto com a Alcan. Seus principais órgãos mecânicos vinham da alemã BMW, entre eles o motor V10 de cinco litros e 507 cv, a caixa seqüencial de sete marchas, a suspensão totalmente independente com duplo A, a direção eletro-hidráulica e os freios cerâmicos ventilados a disco nas quatro rodas com ABS e ESP. Haveria uma versão biturbo, superalimentada, alcançando 750 cv. Apresentando a configuração clássica motor dianteiro/tração traseira, o Vorax tinha ousado teto de vidro, seis air-bags e sensor de estacionamento.
Para construí-lo foi constituída a empresa Rossin Automotiva S.A., com sede em São Caetano do Sul (SP). 40 unidades já teriam sido vendidas nos três meses seguintes ao Salão, segundo os patrocinadores. O automóvel seria fabricado na escala de cinco unidades mensais em instalações industriais a serem erigidas em Blumenau (SC), em troca dos benefícios oferecidos pela prefeitura municipal (terraplanagem do terreno, isenção do ISS na obra e isenção do IPTU por dez anos). Dez protótipos deveriam ser antes preparados para testes, contudo.
Encerrado o Salão, os dois primeiros exemplares partiram para a fase de testes dinâmicos. Além dos usuais acertos mecânicos, alterações também deveriam ser introduzidas na carroceria, de forma a aumentar a visibilidade e atender à legislação de trânsito. Com início de produção regular programada para 2012, a (ambiciosa) expectativa da empresa era vender 300 unidades/ano. Naquele mesmo 2012, porém, a Platinuss fechou as portas, aparentemente selando o destino do Vorax. Até o momento a fábrica de Blumenau não foi construída e nenhum outro exemplar do carro foi concluído, além daqueles mostrados no Salão.