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Um dos mais importantes grupos automobilísticos britânicos das décadas de 30 a 50, resultante da união das marcas Hillman (fundada em 1897, primeiro carro em 1907), Humber (1868, carros desde 1898), Singer (1900), Sunbeam (1877 e 1901) e dos caminhões Commer e Karrier (ambos de 1907). Constituído em 1931, o controle do Grupo foi adquirido pela Chrysler em 1964. Em crise, em 1978 os norte-americanos venderam suas operações britânicas para a Peugeot-Citroën, quando poucas das marcas originais ainda sobreviviam. As restantes desapareceriam em pouco tempo: aqueles antigos e respeitados nomes estariam entre as primeiras vítimas da rápida derrocada que a indústria britânica de veículos vivenciou nas últimas décadas do século.

A Rootes (assim como a maioria dos fabricantes ingleses) não demonstrou qualquer interesse pelo Brasil quando, em 1956, o Geia iniciou o processo de fomento para a implantação de nossa indústria automotiva. Dois anos depois, contudo, já esgotado o prazo para a apresentação de propostas e diversas novas empresa já tendo entrado em operação, representantes do Grupo abriram discussão com o governo do Rio Grande do Sul, por meio de sua representante local Cirei, para a eventual produção de carros Hillman em Porto Alegre. Nada de concreto aconteceu, naturalmente.

Por vias transversas, no entanto, automóveis Hillman acabariam por ser fabricados no país pela Chrysler, muitos anos depois, em sua fábrica paulista. O carro – um Hillman Avenger de duas portas, aqui rebatizado Dodge 1800 – foi oficialmente mostrado no VIII Salão do Automóvel, em 1972 e, colocado à venda no início do ano seguinte, seria produzido até 1981, já então com o nome Polara.





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