ROOCALEX
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Transportadores agrícolas artesanais, desde 2020 construídos em Manhumirim (MG) por Ruan Gomes Pope. Produzidos por encomenda para produtores de café da região, denotam atenção na concepção dos projetos estrutural e mecânico. As primeiras unidades vem mantendo forte identidade visual, embora difiram em detalhes.
Equipados com carroceria basculante de acionamento hidráulico, são oferecidos em versões diesel ou a gasolina (neste caso AP 1.6 de 90 cv), com motores novos ou usados. Possuem tração 4×4, câmbio sincronizado de cinco marchas, duas caixas de redução, duas tomadas de força (uma com saída no câmbio e outra no redutor), freios a hidrovácuo e direção hidráulica. Somente o eixo dianteiro dispõe de suspensão, por meio de feixes de molas e amortecedores.
Com capacidade para duas toneladas e disponível com duas opções de altura, a caçamba do basculante tem abertura e fechamento automático e laterais móveis. Cabine aberta, carroceria, chassi reforçado e diversos componentes, tais como tanque de combustível e rodas, são fabricados pela própria oficina.
Apesar da construção rústica, o pequeno caminhão traz confortos inusitados no segmento, como quatro faróis, quadro de instrumentos de automóvel e assento (único e em posição central) estofado e com distância e encosto reguláveis.
- O primeiro transportador agrícola Roocalex e seu jovem criador.
- Estranhamente, o primeiro veículo possuía direção à direita.
- Demonstrando o levantamento da caçamba.
- Com visual marcante, o segundo transportador trouxe somente um assento em posição central.
- Acionando o basculante.
- Testando o veículo com a caçamba carregada de areia.
- Um modelo leve, pela primeira vez trazendo para-choque e faróis duplos.
- Modelo com basculante de altura dupla.
- No caso das caçambas altas, somente a parte superior das laterais é móvel.
- O veículo é embarcado para entrega ao cliente.
- Transportador com caçamba baixa fabricado no início de 2021.
- Embora mostrem unidade estética, note que cada produto apresenta diferenças no formato da grade, capô e para-choque.
- Equipado com estepe montado na tampa traseira, o novo caminhão parte para o destino final.