ROMANELLI
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Importante produtor nacional de equipamentos de pavimentação com duas unidades fabris em Cambé (PR), a Indústria Metalúrgica Romanelli iniciou as atividades em 1964, fabricando máquinas agrícolas e, três anos depois, entrando no mercado de pavimentação, ao construir seu primeiro espargidor de asfalto. Sua linha de produtos é ampla, compreendendo diversos modelos de usinas, distribuidores de asfalto e de agregado, tracionados ou sobre caminhão, alguns deles contando com modernos recursos tecnológicos, tais como controle eletrônico de operação e GPS.
Além destes, a Romanelli possui (ou já possuiu) em catálogo alguns equipamentos autopropelidos com operador sentado, tanto para obras de pavimentação como para transporte e movimentação. Na primeira categoria estão o distribuidor de agregado DAR-5000, com duas esteiras para transporte do material, equipado com motor diesel de 140 cv (hoje 182 cv refrigerado a ar), transmissão hidrostática e freios pneumáticos nas rodas da frente, e, apresentado em 2004, a Mini Máquina MMR-15, uma espargidora de pequena capacidade, própria para a aplicação de asfalto colorido em áreas mais reduzidas.
Buscando diversificação, ainda em 2004 a Romanelli lançou uma linha de mini-carregadeiras de projeto próprio (genericamente denominada MCR-40), 100% nacionais, em três versões, todas elas a diesel e com transmissão hidrostática: Mini (com capacidade para 650 kg, motor Yanmar de 3 cilindros e 33 cv), Super (800 kg, Perkins de 4 cilindros e 61 cv) e Master (950 kg, Perkins de 4 cilindros e 85 cv). Os equipamentos dispunham de engate rápido, possibilitando o fácil acoplamento de grande variedade de acessórios, tais como martelo hidráulico, fresadora de asfalto, garfos de empilhadeira e varredora.
Três importante novidades para o segmento de pavimentação foram mostradas pela empresa em 2015, na feira M&T: suas primeiras vibroacabadoras autopropelidas (VAR P e VAR E-300.6, respectivamente sobre pneus e esteiras) e o rolo compressor articulado MRR 1700. As primeiras, com capacidade de processamento de 300 t/h, são equipadas com motor diesel Yanmar de quatro cilindros, com 69 ou 85 cv, sistema hidrostático de freios e transmissão e chassi intercambiável, permitindo operar uma mesma máquina com esteiras ou pneus. O rolo, com peso operacional de 2,0 t e cilindros vibratórios de 1,10 m de largura, possui motor Yanmar de três cilindros e 22 cv e tração hidrostática nos dois rolos. A máquina veio acompanhar um modelo menor (MRR 1300), com 1,6 t, cilindros de 90 cm de largura e a mesma potência, lançado no ano anterior.
Em 2020, buscando conquistar “nível de competição internacional” e se “reposicionar como referência em sua categoria“, a Romanelli renovou sua linha amarela. Em setembro, na mostra Paving Virtual, lançou a um só tempo seis novos equipamentos – duas vibro-acabadoras e quatro rolos compactadores. Com capacidade de produção de 300 toneladas de asfalto por hora, as acabadoras VR 300E e P (sobre esteiras ou pneus) vinham equipadas com motor Yanmar de 82 ou 108 cv, silo de 3,67 m3, mesa com até 4,2 m de largura máxima e plataforma com toldo de proteção e volante de direção de ambos os lados. A máquina trazia sistema de aquecimento do asfalto por meio de quatro maçaricos a GLP, tanto no silo como na mesa e (como exclusividade) na esteira de alimentação. A versão P possuía seis rodas, quatro com pneus maciços e duas traseiras de tração.
Eram os seguintes os rolos articulados vibratórios: modelos tandem RCR 160T (peso operacional de 1,6 t), 200T (2,0 t) – ambos com 90 cm de largura e motor Yanmar de três cilindros e 22 cv – e 400T (4,0 t, 1,3 m de largura e motor Yanmar de quatro cilindros e 47 cv) e o modelo combinado RCR 400C, com as mesmas características e dimensões do 440T, porém com cilindro de aço (de tração) na frente e quatro pneus maciços atrás.
O reposicionamento da Romanelli como fornecedora de equipamentos de pavimentação daria um salto definitivo em 2022, quando adquiriu os projetos e direitos de fabricação de três modelo pesados havia anos produzidos pela Müller – dois compactadores vibratórios e um de pneus -, todos lançados na M&T Expo. Vibratórios eram os modelos articulados VAP 55 (8,1/9,5 t, uma velocidade, motor Perkins de quatro cilindros e 84 cv) e VAP 70 (11,0/13,0 t, duas velocidades, motor Cummins de quatro cilindros e 130 cv), ambos com tração traseira, direção e freios hidrostáticos e três opção de rolos (lisos, pé-de-carneiro ou lisos com capa de patas). AP 28, o terceiro modelo (11, 0 t, ou 21,0 t com lastro máximo), trazia oito rodas, motor Cummins de 130 cv, transmissão hidrostática com três faixas de velocidade, tração traseira e direção nas quatro rodas da frente. Na ocasião, as duas vibroacabadoras da marca foram renomeadas, ganhando o “sobrenome” City.
<romanelli.com.br>
O que houve de novo a partir de 2023
- lançamento da vibroacabadora de maior capacidade VR 400 E Road, com capacidade para 400 toneladas de asfalto por hora; montada sobre esteiras e equipada com motor Cummins de 130 cv, silo de 10.000 kg, mesa acabadora com 5,25 m de largura e painel operacional oferecendo monitoramento e diagnósticos, traz plataforma deslizante que permite o deslocamento do operados para ambos os lados da máquina (09/23)
- na feira M&T Expo 2024, lançamento do compactador VAP 55A, sua versão para asfalto (06/24)
- Máquina para aspersão de asfalto colorido MMR-15.
- Distribuidor de agregado automotriz Romanelli DAR-5000.
- Distribuidor de agregado DAR-5000.
- A menor das três mini-pás carregadeiras lançadas pela Romanelli em 2004: Mini, para 650 kg.
- Mini-pá Romanelli Super, para 800 kg.
- Mini-pá Master, com capacidade para 950 kg.
- Vibroacabadora sobre pneus VAR P-300.6, lançada em 2015.
- Acabadora VAR E-300.6, sobre esteiras, exposta na feira M&T 2018 (foto: LEXICAR).
- Rolo compactador MMR 1300, novidade de 2014.
- Rolo MMR 1700, quando de seu lançamento oficial na M&T (foto: LEXICAR).
- Rolo MMR 1300, na versão 2018, fornecido para o Exército Brasileiro (foto: LEXICAR).
- Vibro-acabadora sobre esteiras VR 300 E, lançamento Romanelli de 2020.
- Acabadora sobre pneus VR 300 P.
- RCR 160 T, o menor dos quatro novos rolos compressores articulados de 2020.
- Rolo RCR 160 T (visto pela traseira) exposto na feira M&T 2022 (foto: LEXICAR).
- Rolo Romanelli RCR 400 T.
- Rolo RCR 400 C, modelo combinado, com cilindros na frente e quatro pneus maciços atrás.
- RCR 400 em vista traseira (foto: LEXICAR).
- Parte da vasta gama de produtos Romanelli em propaganda de agosto de 2021, um ano antes da agregação de compactadores pesados à sua linha.
- Rolo vibratório VAP 55, uma das três máquinas de origem Müller lançadas em 2022 (foto: LEXICAR).
- Rolo VAP 55 cabinada quando de seu lançamento na M&T Expo 2022 (foto: LEXICAR).
- VAP 55 sem cabine.
- Rolo compactador VAP 70 (foto: LEXICAR).
- Rolo VAP 70 (foto: LEXICAR).
- Compactador de pneus AP 28, também lançado na M&T 2022 (foto: LEXICAR).
- Rolo de pneus AP 28 (foto: LEXICAR).
- Propaganda para o lançamento dos compactadores Romanelli na M&T Expo 2022.
- Publicidade de outubro de 2023 para a nova acabadora VR 400 E Road.
- Vibroacabadora VR 400E mostrando o novo grafismo adotado em 2024.
- A acabadora Romanelli em ação.
- Rolo compactador para asfalto Romanelli VAP 55 A, novidade de 2024.
- VAP 55A, exposto na feira Paving 2024 com nova pintura (foto: LEXICAR).
- Redesenhado, o pequeno rolo RCR 160T foi lançado na mesma edição da Paving; ao fundo a pavimentadora VR 400 E Road (foto: LEXICAR).
- Romanelli RCR 160T (foto: LEXICAR).
- Rolo RCR 200T, com o novo design apresentado em 2024.
- As duas versões do rolo RCR 200.
- Também o rolo RCR 400 (aqui na versão Tandem) teve o capô ligeiramente alterado.