ROGOWSKI |
Empresa fabricante de implementos agrícolas de Santo Ângelo (RS), fundada pelo imigrante alemão Heinz August Rogowski, chegado ao Brasil em 1929, aos dez anos de idade. Heinz August e os irmãos desde cedo atuaram como mecânicos de maquinário agrícola, tendo sido sua oficina a única, durante a II Guerra, a fabricar aparelhos de gasogênio na região.
Terminada a guerra, criou com os irmãos a Implementos Agrícolas Rogowski Ltda., dedicando-se à fundição de peças de ferro e aço e à fabricação de arados, semeadeiras e adubadoras. Em meados da década de 70 a empresa projetou um trator articulado pesado, batizado Gaúcho R-2220, o primeiro do país na categoria de 11 t. Totalmente concebido pela Rogowski, foi equipado com motor Cummins de 240 cv, tração 4×4, rodado duplo nos dois eixos, direção hidráulica e cabine com ar condicionado e rádio toca-fitas – uma sofisticação na época. Nos testes a que foi submetido o trator teria demonstrado rendimento de 5 a 6 ha/h em operações de lavração e 7 a 8 ha/h na de gradagem.
O lançamento de um equipamento equivalente pela multinacional Case, em 1977, e o falecimento prematuro de Heinz August, dois anos depois, inviabilizaram a industrialização do trator e trouxeram dificuldades para a firma, que teve a falência decretada no início da década seguinte. Em março de 1984 a massa falida foi arrecadada por uma empresa fabricante de bebidas.
[LEXICAR agradece a colaboração de Lucas Nori Micheletti, Rudi Mantovani e do site <tratoresantigos.blogspot.com>, sem a qual não teria sido possível a publicação desta página.]